CURSOS LIVRES

Fazer Comunicação Pública em Ano de Comunicação Política – SEMINÁRIO DE ABERTURA

SOBRE O CURSO

Essa Aula faz parte do Curso Completo em Comunicação Pública – ONLINE, com o objetivo de valorizar e construir práticas de comunicação que atendam as necessidades de informação e interação da sociedade com o Estado e do Estado com a sociedade. Para isso, Aberje e ABCPública reuniram uma equipe de pesquisadores e de profissionais com diferentes trajetórias e formações, com larga experiência na interação entre Estado, mercado e sociedade. O curso avançado possui carga horária total de 60 horas. Você poderá adquirir o programa completo ou somente essa aula específica.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais de comunicação e de corporate affairs.

  • 4
    HORAS

  • 1
    DIA

     

  • AULA ONLINE VIA ZOOM

25 DE MAIO DE 2024
sábado 14h às 18h

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

PROGRAMAÇÃO

Palestra de abertura: “Comunicação Pública em tempos de MultiConexão e do protagonismo da Inteligência Artificial”, com Eduardo Tessler e mediação do Prof. Paulo Nassar.

* Como se preparar para os novos tempos
* Como ter excelência sem grandes investimentos e novos recursos
* Quais os fatores de sucesso no mundo da Comunicação Pública
* Comunicação Pública AD (antes do Digital) – As pontes com as comunidades (aqui eu explico como tudo funcionava até a popularização do digital)
* A explosão de players, os novos canais – Aqui começa a “deregulation”
* Ameaça ou oportunidade? Como fazer desse limão uma limonada para a Comunicação Pública, aproveitando as ferramentas
* A chegada da IAGen – Onde eu me posiciono? O que faço para aproveitar esse novo tempo? Como fazer a presença da IAGen ser uma ótima notícia?
* As novas funções: cientista de dados, desenvolvedor, etc
* Qual a nova equipe necessária? O que devo fazer para me posicionar bem e prestar o melhor serviço público?
* Os novos concorrentes. As FakeNews. As soluções criativas.
*Como fazer a Comunicação Pública em 2024
* Exemplos, ideias, provocações
Painel de debate: “Fazer Comunicação Pública em Ano de Eleições” com Giselly Siqueira, Helena Chagas e Eduardo Pignalli e mediação do Prof. Jorge Duarte

PROFESSORES

Claudia Lemos

Claudia Lemos

Cláudia Lemos atua em comunicação nas organizações desde 1991. Coordenou equipes de portes variados em empresas, instituições públicas e no terceiro setor. Na Procuradoria-Geral da República foi assessora-chefe (2003-2005) e secretária de Comunicação (2013-2014); no Conselho Nacional do Ministério Público foi assessora-chefe de Comunicação (2010-2013); no Supremo Tribunal Federal, gerenciou  o projeto de implantação da TV Justiça (2001-2003); na Secretaria de Comunicação da Presidência da República, foi assessora especial (2003), entre outros trabalhos. É funcionária da Câmara dos Deputados, onde atua na TV Câmara, como editora, e no Centro de Formação (Cefor), como professora e pesquisadora. Jornalista (1990), mestre (1997) e doutora (2001) em Estudos Literários pela UFMG, foi pesquisadora visitante na Northwestern University, nos Estados Unidos, como bolsista Fulbright (2004). É autora de capítulos de livros técnicos e de artigos publicados em periódicos especializados. Sócia fundadora do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça e da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública).
Jorge Antonio Menna Duarte

Jorge Antonio Menna Duarte

Graduado em Jornalismo e Relações Públicas. Doutor e pós-doutorando em Comunicação. Atuou em redações e foi dono de agência de comunicação. Atua com comunicação na área pública desde 1990. É Analista de Comunicação na Embrapa onde foi coordenador de Jornalismo, coordenador de Comunicação em Ciência e Tecnologia, gerente de Comunicação Estratégica e assessor da Presidência. Atuou na Secretaria de Comunicação da Presidência da República (2004 a 2012) onde foi Assessor Especial e Diretor de Comunicação Pública. Coordenou dezenas de media trainings, cursos e eventos de comunicação, no Brasil e exterior e deu apoio e consultoria para dezenas de organizações públicas. É professor de pós-graduação em várias universidades e autor de pesquisas, livros, manuais e textos sobre relacionamento com a imprensa, media training e comunicação organizacional, pública e científica. É autor ou organizador de livros como "Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia", "Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação", "Glossário de Comunicação Pública", "A Viagem das Sementes", "Pesquisa & Imprensa: orientações para um bom relacionamento" e "No Palácio, com a Imprensa". É diretor de Relações Acadêmicas da ABCPública. Cinco vezes Top Executivo de Comunicação Região Centro-Oeste eleito por profissionais de Comunicação. Prêmio 'James Heffernan' - Educador do Ano, oferecido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial - Aberje.
Paulo Nassar

Paulo Nassar

Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), Paulo Nassar é mestre (2001) e doutor (2006) em Ciências da Comunicação, na área de Relações Públicas, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e livre-docente (2013) pela mesma escola. Fez pós-doutorado pela IULM-Libera Università di Lingue e Comunicazione (Milão) e coordena o Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN – ECA/USP). Professor e coordenador do curso de Relações Públicas da ECA-USP (entre 04/2009 - 06/2015), é autor de “A comunicação da pequena empresa”, “O que é comunicação empresarial”, “Tudo é comunicação”, “Relações públicas na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memória institucional das organizações” e “Comunicação todo dia”. Organizou diversas obras e publicou mais de duzentos ensaios, artigos e capítulos de livros. É diretor-presidente da Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. É membro da Arthur W. Page Society, da Internacional Association of Business Communicators, da Public Relations Society of America e do Conselho da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. É também idealizador e criador do Brazilian Corporate Communications Day e da BR.PR magazine (a primeira revista global da comunicação empresarial brasileira) além de ser diretor editorial da revista Comunicação Empresarial. Ganhou em 2012 a distinção Atlas Award Lifetime Achievement International Public Relations, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA), prêmio que reconhece indivíduos que tenham feito contribuições extraordinárias para a prática e profissão de Relações Públicas em uma escala global.
Eduardo Tessler

Eduardo Tessler

Eduardo Tessler é jornalista e consultor de empresas de comunicação, sócio-diretor do Mídia Mundo. Como repórter e editor trabalhou em IstoÉ, Placar e Zero Hora, além de ter sido correspondente de O Estado de S. Paulo em Portugal e de O Globo na Itália por 6 anos, depois foi o primeiro Diretor de Redação do clicRBS - operação digital do Grupo RBS. Tessler foi consultor e diretor para América Latina da Innovation Media Consulting, com mais de 40 projetos desenvolvidos em 25 países. Expert em transformação digital de veículos de comunicação, liderou projetos no Corriere della Sera (Itália), Expresso (Portugal), El Comércio (Equador), El Mundo (Espanha) e O Globo (Brasil), entre tantos. Desde 2017 trabalha com sua própria consultoria, Mídia Mundo, com forte atuação na América Latina, Portugal e Espanha.
Eduardo Pugnali

Eduardo Pugnali

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing pela FGV, atuou como repórter e editor das revistas do setor automotivo. Em comunicação corporativa, atuou como assessor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, do Grupo Bandeirantes de Rádio e TV e Sun Software. Foi sócio-diretor da Holofote Comunicação cuidando de clientes como Deca, Hotel Unique, Banco Rendimento, Manpower, Gyotoku, e mais 100 clientes. Em 2008, assumiu a coordenadoria de imprensa da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo. No Governo do Estado foi responsável pela estruturação da secretaria e pela inclusão dos órgãos do governo nas redes sociais, incluindo o Portal de Transparência. No final de 2011, tornou-se gerente de Inteligência de Mercado do Sebrae-SP, entidade do sistema S que ajuda micro e pequenos empreendedores. Nessa posição é responsável pelas áreas de comunicação, marketing, endomarketing, redes sociais, internet, eventos e pesquisas da entidade. De 2019 a 2022, foi Secretário Executivo de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo, cuidando do PR, publicidade e digital e também da estrutura administrativa do órgão. Desde janeiro de 2023, assumiu a Diretoria Geral da Secretaria de Comunicação do Estado do Paraná Especialista em licitações públicas para serviços de comunicação, foi responsável por contratações de agências de publicidade, assessoria de imprensa, vídeo, fotografia, entre outros serviços.
Giselly Siqueira

Giselly Siqueira

Giselly Siqueira está na linha de frente da comunicação e do combate à desinformação da Justiça Eleitoral nos últimos 4 anos. Secretária de comunicação e Multimídia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela segunda vez, lidera equipes há mais de 20 anos. Foi secretária de comunicação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), também duas vezes, e ocupou o mesmo cargo por oito anos no Ministério Público Federal (MPF). Assessorou, assim, seis ministros da atual formação do Supremo Tribunal Federal e dois procuradores-gerais da República. É pós-graduada em gestão de assessoria de imprensa.
Helena Chagas

Helena Chagas

Jornalista e Mestre em Comunicação pela UnB. Trabalhou em diversos veículos da imprensa. Entre eles, O Globo, onde atuou como repórter, colunista, chefe de redação e diretora da Sucursal Brasília. Trabalhou também no Estado de S. Paulo (repórter),SBT (comentarista e chefe da Redação Brasília),”e portais de internet, como o IG, Os Divergentes e Brasil 247. Foi coordenadora de comunicação de campanhas para governador (Paulo Skaf) e presidente (Dilma Rousseff). No setor público, foi Ministra-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (2011 a 2014), além de Diretora de Jornalismo da EBC /TV Brasil (2008-2010). Fez consultoria e assessoria de comunicação para empresas e entidades como a FIESP (2014 a 2017). Trabalhou como analista política e consultora em Comunicação e hoje é gerente de Comunicação e Marketing da Apex Brasil. Foi designada para integrar o GT de Comunicação Social da transição para o Governo Lula (nov/dez 2022).
25 DE MAIO DE 2024
sábado 14h às 18h

INVESTIMENTO TOTAL

 ASSOCIADONÃO-ASSOCIADO
VALORESR$ 880,00R$ 1.320,00

FORMAS DE PAGAMENTO: Boleto Bancário; Depósito identificado; Empenho

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

SOLICITE UMA PROPOSTA PARA EMPRESA

Caso sua empresa necessite de uma proposta contendo todas as informações deste curso, solicite aqui. Após o envio da ficha preenchida, você receberá um arquivo em PDF com todas as informações deste curso.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Você poderá adquirir somente esta aula avulsa ou o Programa Completo.

Os encontros são em formato online, por meio da plataforma ZOOM. O aplicativo é gratuito e pode ser instalado em computadores, tablets ou celulares. Faça download neste link. https://zoom.us/download