Vivemos a emergência do capitalismo de stakeholders. Neste momento inédito da história empresarial, as organizações convivem com novas demandas por engajamento, compromisso e impacto feitas pelos diversos públicos com quem o relacionamento é fundamental para a sustentabilidade do próprio negócio.
Investidores, consumidores, colaboradores, comunidades, imprensa, governos e sociedade entendem a magnitude dos desafios presentes na agenda dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e veem as empresas como parte do problema – e da solução. Isso se traduz em um reconhecimento amplo de que as estratégias de sustentabilidade são fundamentais para a perenidade dos negócios, com o benefício de bons retornos financeiros e de gestão de riscos.
Se o mercado já está convencido disso, a grande questão do momento atual é: como implantar estratégias consistentes, eficazes e alinhadas às expectativas dos stakeholders e necessidades da corporação? É essa a pergunta que o curso se propõe a discutir, com objetivo de prospectar em conjunto com os alunos as metodologias mais indicadas para obter as melhores respostas para cada realidade.
Profissionais de comunicação
PROGRAMA
OBJETIVOS
- Apresentar conceitos de sustentabilidade empresarial, economia regenerativa e gestão de impactos ambientais, sociais, econômicos e de governança;
- Provocar reflexões sobre comunicação sustentável, greenwashing e comunicação para sustentabilidade;
- Apresentar ferramentas específicas para desenvolvimento de estratégias alinhadas aos conceitos de sustentabilidade e economia regenerativa;
- Discutir a utilização de ferramentas e metodologias para aferição de desempenho e desenvolvimento de projetos em temas ASG (ambientais, sociais e de governança).
PROGRAMA
- Do “Salvem as Baleias” à Economia Regenerativa (passando pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e outros marcos): uma breve história da sustentabilidade;
- GRI, ODS, ISE, DJSI, Sistema B. .. A sopa de letrinhas das ferramentas e movimentos contemporâneos;
- O ciclo da sustentabilidade: como identificar o momento da organização e as ferramentas mais indicadas para cada etapa;
- Temas emergentes: diversidade, inclusão, impactos na cadeia de valor, economia circular, consumo consciente. .. uma agenda em constante evolução;
- Transparência e reputação, marketing da sustentabilidade e os perigos do Greenwashing: cases e exemplos práticos;
- Matriz de materialidade: como usar a ferramenta para entender o que realmente importa e ajustar sua estratégia (com cases e exemplos reais);
- Engajamento de stakeholders: como fazer?
Benefícios para os participantes
O curso permitirá aos participantes desenvolver um entendimento estratégico sobre o momento vivido pelas organizações em relação às demandas de stakeholders por engajamento na proposição de soluções para os desafios descritos na agenda dos ODS. Adicionalmente, os profissionais terão acesso a metodologias e ferramentas de aplicação prática que visam facilitar, direcionar e acelerar o desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade consistentes e eficazes.
A metodologia aplicada
Aulas expositivas
Atividades práticas com ferramentas de mercado
Discussões abertas sobre casos, exemplos e conceitos
Benchmark com empresa convidada
Workshop (exercício prático em grupo)
CADASTRE-SE PARA RECEBER OS PRÓXIMOS CURSOS, LANÇAMENTOS E NOVIDADES