CURSOS LIVRES

CONFIRMADO
Cultura organizacional como chave para uma comunicação interna eficaz

SOBRE O CURSO

A busca pela comunicação eficaz é um dos objetivos mais desejados e pedidos pelos e para os que atuam na comunicação interna. Não é raro observarmos as seguintes perguntas no dia a dia desses profissionais: Como fazer com que o funcionário se interesse pelas notícias corporativas? Como competir com outras fontes de informação? Como verificar se a mensagem foi assimilada corretamente e que atitudes ela ajudou a promover? Como usar a comunicação para fortalecer o employer branding e gerar valor para a organização?
Todos esses questionamentos – que já faziam parte do cotidiano de um mundo globalizado e de suas empresas em rede – passaram a fazer ainda mais sentido em situações adversas e de crises, como a que passamos atualmente com a pandemia do Coronavírus e a consequente mudança das relações de trabalho e de percepção do mundo causadas por ela.
A eficácia do processo comunicacional está em conhecer profundamente a audiência para assim conseguir oferecer as melhores ferramentas e montar as estratégias mais assertivas dentro da comunicação.
É nesse contexto que a Cultura Organizacional se torna uma grande amiga para a comunicação eficaz. Ao conhecer os sistemas de crenças, valores e propósito de um grupo, torna-se muito mais fácil montar comunicações que chamem a atenção, sejam mais bem assimiladas e fortaleçam os comportamentos e atitudes esperadas pela liderança para aqueles que fazem parte da empresa.
É num ciclo, que também usa a Teoria dos Públicos, de Fábio França, e o Planejamento Estratégico, que a comunicação reforça a cultura desejada e minimiza a diferença entre ela e percebida.
É trabalhando a Cultura Organizacional que construiremos a base para a Comunicação Organizacional Eficaz.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais de comunicação

  • 8
    HORAS

  • 4
    DIAS

  • AULAS

    ONLINE

    VIA ZOOM

25, 26, 27 e 28 DE OUTUBRO DE 2022
19h às 21h

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

OBJETIVOS

  • Apresentar a relação entre cultura organizacional e comunicação interna eficaz;
  • Mostrar como mapear os aspectos da cultura e aplicá-los na comunicação;
  • Ensinar como vender e usar a comunicação de forma mais estratégica para a liderança a partir do seu uso para fortalecimento da cultura e geração de valor para a marca e negócios.

PROGRAMA

  • A Comunicação Interna: definições, ferramentas e seu papel nas empresas;
  • Princípios da Comunicação Eficaz e sua aplicação nos dias de hoje;
  • Cultura organizacional: definição;
  • Identificação dos aspectos da cultura;
  • Cultura desejada X cultura percebida;
  • Cultura e Comunicação – como se relacionam;
  • Uso das ferramentas de comunicação interna para fortalecer os aspectos da cultura desejada e tornar a comunicação eficaz;
  • Comunicação Interna Estratégica alinhada ao planejamento e à cultura organizacional.

 Benefícios para os participantes

  • Ampliar a visão da comunicação interna e seu papel nas organizações;
  • Auxiliar na eficácia do processo comunicacional;
  • Empoderar gestores para que sejam percebidos como estratégicos ao negócio;
  • Desenvolver olhar de cultura como base para a comunicação;
  • Diminuir a pressão para que a comunicação resolva seja a solução para todos os problemas da empresa.

A metodologia aplicada

  • Aulas expositivas
  • Apresentação de cases
  • Dinâmicas e discussões em grupo

PROFESSORES

Renata Petrocelli

Renata Petrocelli

Gerente Executiva de Marca, Imagem e Reputação na Eletrobras, é jornalista e publicitária, com mestrado em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente, cursa o Global Business Management do IBMEC. Atuando há mais de 10 anos na comunicação corporativa da Eletrobras, também coordena o Comitê de Comunicação Integrada das Empresas Eletrobras, que congrega todas as subsidiárias do grupo, e representa a empresa na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar da Rede Brasil do Pacto Global. Atualmente, representa a Eletrobras no Comitê de Comunicação e Relações Institucionais da Aberje, do qual é vice-coordenadora. É membro do Conselho Editorial da revista "Comunicação e Memória", publicação da Memória da Eletricidade, instituição na qual também atua como conselheira suplente.
25, 26, 27 e 28 DE OUTUBRO DE 2022
19h às 21h

INVESTIMENTO TOTAL

 ASSOCIADONÃO-ASSOCIADO
VALORESR$ 875,00R$ 1.312,50

FORMAS DE PAGAMENTO: Boleto Bancário; Depósito identificado; Empenho

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

SOLICITE UMA PROPOSTA PARA EMPRESA

Caso sua empresa necessite de uma proposta contendo todas as informações deste curso, solicite aqui. Após o envio da ficha preenchida, você receberá um arquivo em PDF com todas as informações deste curso.

Aviso importante!

A equipe da Aberje nunca entrará em contato não solicitado para pedir informações pessoais ou financeiras por telefone, e-mail ou redes sociais. Se receber qualquer comunicação suspeita, entre em contato diretamente conosco pelos canais oficiais listados em nosso site.