CURSOS LIVRES

CONFIRMADO
Reputação e Comunicação data-driven: mensuração, indicadores, pesquisa e métricas

SOBRE O CURSO

A transformação digital está avançando exponencialmente e o grande desafio é como trabalhar de forma estratégica todos os dados e informações disponíveis.
Constatamos diversas inovações na segmentação de públicos e obtenção de dados. Sabemos que as áreas de marketing têm avançado enormemente, mas a gestão dos diversos públicos de relacionamento de uma empresa muitas vezes é negligenciada. E temos a eterna discussão dos profissionais sobre a não valorização da área ou então, a afirmação de que não tem orçamento para o básico.
Será que a área de comunicação corporativa trabalha com dados e indicadores? Ou será que já está em um nível avançado, fazendo uma análise estruturada e consistente dos insights e informações que esses resultados apontam? Em outras palavras, há uma grande diferença entre dados e inteligência. Os dados são simplesmente “verdades registradas” na forma de fatos e números. Inteligência é a informação que orienta a tomada de decisões melhor e mais informada.
E como podemos estruturar uma cultura data driven na comunicação?
Graças às constantes inovações na segmentação de públicos, é possível saber mais e melhor, e por outro lado, as pessoas passaram a esperar (ou até mesmo exigir) comunicações que refletem esse nível de conhecimento. Quais os temas de interesse? O que gera mais engajamento interno? O que melhora a produtividade das pessoas em cada etapa da sua jornada? A partir dessas novas tecnologias, cada empresa pode descobrir o seu contexto, utilizando as plataformas mais adequadas para mapear e coletar esses dados.
Entregar comunicações baseadas em dados, envolve a coleta de informações sobre o que as pessoas preferem e o uso dessas informações para criar comunicações mais envolventes com o seu público. É preciso repensar e otimizar os processos existentes de comunicação e toda a jornada do público interno.  O desenvolvimento de uma estratégia de comunicação baseada em dados que funcione em todos os canais, envolve muito mais do que ter acesso aos dados. Vale ressaltar que é fundamental, estar atento ao desafio principal sobre a segurança e proteção dos dados coletados.  As legislações que se destinam a proteger os direitos do indivíduo estão crescendo o tempo todo.
É fundamental estruturar seus indicadores e resultados em uma lógica pautada nos alicerces do caminho da reputação: conhecimento, favorabilidade e advocacy dos seus públicos, nos diversos pontos de contato com a empresa e também em toda a sua jornada.
Comprovadamente (a partir de inúmeros estudos de gestão de reputação e relacionamento), as empresas com melhor reputação obtiveram sucesso ao mobilizar seus colaboradores a se tornarem embaixadores da marca. Elas engajam os colaboradores e promovem a melhoria da reputação como um benefício mútuo entre eles: identificando quais as causas comuns que os motivam e conectando àquelas que que apoiam aos objetivos de negócio. Tudo isso se torna mais fácil, a partir de uma boa estrutura de monitoramento de indicadores que avaliam esses insights.
Para garantir a comparabilidade de resultados, facilitar a leitura e entendimento dos diversos stakeholders, faz-se necessário a padronização da métricas aplicadas nos diversos pontos de contato de Comunicação. Esse é o principal desafio para estruturar uma área de comunicação que prioriza a inteligência dos dados e orienta suas decisões a partir desses insights.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais que atuam em Comunicação, nos níveis de analista, coordenação ou gerencial

  • 08
    HORAS

  • 4 AULAS

  • AULAS

    ONLINE

    VIA ZOOM

23, 24, 25 E 26 de julho de 2024
das 19h às 21h

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

OBJETIVOS DO CURSO

  • Aprofundar o conhecimento sobre gestão da reputação e resultados das iniciativas de comunicação corporativa;
  • Contribuir para o pensamento disruptivo e inovador para uma efetiva mensuração de resultados;
  • Conhecer e estabelecer indicadores de comunicação corporativa a partir de um mix de dados, pesquisas e métricas.

TÓPICOS ABORDADOS

  • Cultura data driven – governança e gestão da comunicação a partir da criação de dashboard estratégico para o board da empresa (reputação; marca & employer branding; processos de comunicação com empregados, redes sociais, imprensa, eventos e ativação de patrocínios);
  • A importância do planejamento estratégico e calendário de engajamento para uma efetiva mensuração da área de comunicação corporativa;
  • Foco nos indicadores de comunicação interna – monitore a cultura, engajamento e vivência dos valores na sua empresa (valores da empresa e sinergia de propósito) na jornada do público interno; monitore se as ações de comunicação interna entregam valor, reputação e resultado para o negócio;
  • Reputação & Marca – monitore como está a sua reputação, como ela ajuda a valorar sua marca e faça uma efetiva gestão da reputação. Resultado por dimensões (inovação, ESG, liderança, ambiente interno, integridade/ética; engajamento) + Indicador reputação (confiança, estima, admiração, advocacy);
  • Engajamento – monitore como está o clima interno em tempos de trabalho remoto ou híbrido – alcance, temas de interesse e engajamento por segmento do público interno.

BENEFÍCIOS PARA OS PARTICIPANTES

O curso contribuirá com posicionamentos, melhores práticas de governança, processos estratégicos de comunicação, bem como suas ferramentas e abordagens para implementar um gestão de reputação e comunicação mais estratégica nas empresas.

A METODOLOGIA APLICADA

A metodologia do curso será baseada em aula expositiva e dinâmica de construção de dashboard estratégico com indicadores de reputação e comunicação corporativa (todos os processos) para a governança da comunicação pautada em mensuração de resultados para uma efetiva gestão da reputação (confiança e advocacy) .

PROFESSORES

Karla de Melo

Karla de Melo

Relações públicas com especialização em Sustentabilidade pela Dom Cabral. Executiva de grandes empresas nos setores de tecnologia, telefonia, siderurgia e na indústria da mineração, trabalhou na Vale por vinte anos. Atualmente é Head de reputação e comunicação corporativa da Firjan – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. Coautora do livro Mulheres ESG da editora Leader. Consultora associada do Grupo Caliber, empresa global de reputação. Consultora associada para os temas Reputação & ESG da We Plan Before com escritórios no Brasil e Inglaterra. Professora da Escola Aberje para as temáticas Reputação, Sustentabilidade e Comunicação data driven. Voluntária e mentora das ONGs Vai na Web e Gerando Falcões.
23, 24, 25 E 26 de julho de 2024
das 19h às 21h

INVESTIMENTO TOTAL

 ASSOCIADONÃO-ASSOCIADO
VALORESR$ 875,00R$ 1.312,50

FORMAS DE PAGAMENTO: Boleto Bancário; Depósito identificado; Empenho

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Caso sua empresa necessite de uma proposta contendo todas as informações deste curso, solicite aqui. Após o envio da ficha preenchida, você receberá um arquivo em PDF com todas as informações deste curso.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Os encontros são em formato online, por meio da plataforma ZOOM. O aplicativo é gratuito e pode ser instalado em computadores, tablets ou celulares. Faça download neste link.