A transformação digital está avançando exponencialmente e o grande desafio é como trabalhar de forma estratégica todos os dados e informações disponíveis.
Constatamos diversas inovações na segmentação de públicos e obtenção de dados. Sabemos que as áreas de marketing têm avançado enormemente, mas a gestão dos diversos públicos de relacionamento de uma empresa muitas vezes é negligenciada. E temos a eterna discussão dos profissionais sobre a não valorização da área ou então, a afirmação de que não tem orçamento para o básico.
Será que a área de comunicação corporativa trabalha com dados e indicadores? Ou será que já está em um nível avançado, fazendo uma análise estruturada e consistente dos insights e informações que esses resultados apontam? Em outras palavras, há uma grande diferença entre dados e inteligência. Os dados são simplesmente “verdades registradas” na forma de fatos e números. Inteligência é a informação que orienta a tomada de decisões melhor e mais informada.
E como podemos estruturar uma cultura data driven na comunicação?
Graças às constantes inovações na segmentação de públicos, é possível saber mais e melhor, e por outro lado, as pessoas passaram a esperar (ou até mesmo exigir) comunicações que refletem esse nível de conhecimento. Quais os temas de interesse? O que gera mais engajamento interno? O que melhora a produtividade das pessoas em cada etapa da sua jornada? A partir dessas novas tecnologias, cada empresa pode descobrir o seu contexto, utilizando as plataformas mais adequadas para mapear e coletar esses dados.
Entregar comunicações baseadas em dados, envolve a coleta de informações sobre o que as pessoas preferem e o uso dessas informações para criar comunicações mais envolventes com o seu público. É preciso repensar e otimizar os processos existentes de comunicação e toda a jornada do público interno. O desenvolvimento de uma estratégia de comunicação baseada em dados que funcione em todos os canais, envolve muito mais do que ter acesso aos dados. Vale ressaltar que é fundamental, estar atento ao desafio principal sobre a segurança e proteção dos dados coletados. As legislações que se destinam a proteger os direitos do indivíduo estão crescendo o tempo todo.
É fundamental estruturar seus indicadores e resultados em uma lógica pautada nos alicerces do caminho da reputação: conhecimento, favorabilidade e advocacy dos seus públicos, nos diversos pontos de contato com a empresa e também em toda a sua jornada.
Comprovadamente (a partir de inúmeros estudos de gestão de reputação e relacionamento), as empresas com melhor reputação obtiveram sucesso ao mobilizar seus colaboradores a se tornarem embaixadores da marca. Elas engajam os colaboradores e promovem a melhoria da reputação como um benefício mútuo entre eles: identificando quais as causas comuns que os motivam e conectando àquelas que que apoiam aos objetivos de negócio. Tudo isso se torna mais fácil, a partir de uma boa estrutura de monitoramento de indicadores que avaliam esses insights.
Para garantir a comparabilidade de resultados, facilitar a leitura e entendimento dos diversos stakeholders, faz-se necessário a padronização da métricas aplicadas nos diversos pontos de contato de Comunicação. Esse é o principal desafio para estruturar uma área de comunicação que prioriza a inteligência dos dados e orienta suas decisões a partir desses insights.
Profissionais que atuam em Comunicação, nos níveis de analista, coordenação ou gerencial
PROGRAMA
OBJETIVOS DO CURSO
- Aprofundar o conhecimento sobre gestão da reputação e resultados das iniciativas de comunicação corporativa;
- Contribuir para o pensamento disruptivo e inovador para uma efetiva mensuração de resultados;
- Conhecer e estabelecer indicadores de comunicação corporativa a partir de um mix de dados, pesquisas e métricas.
TÓPICOS ABORDADOS
- Cultura data driven – governança e gestão da comunicação a partir da criação de dashboard estratégico para o board da empresa (reputação; marca & employer branding; processos de comunicação com empregados, redes sociais, imprensa, eventos e ativação de patrocínios);
- A importância do planejamento estratégico e calendário de engajamento para uma efetiva mensuração da área de comunicação corporativa;
- Foco nos indicadores de comunicação interna – monitore a cultura, engajamento e vivência dos valores na sua empresa (valores da empresa e sinergia de propósito) na jornada do público interno; monitore se as ações de comunicação interna entregam valor, reputação e resultado para o negócio;
- Reputação & Marca – monitore como está a sua reputação, como ela ajuda a valorar sua marca e faça uma efetiva gestão da reputação. Resultado por dimensões (inovação, ESG, liderança, ambiente interno, integridade/ética; engajamento) + Indicador reputação (confiança, estima, admiração, advocacy);
- Engajamento – monitore como está o clima interno em tempos de trabalho remoto ou híbrido – alcance, temas de interesse e engajamento por segmento do público interno.
BENEFÍCIOS PARA OS PARTICIPANTES
O curso contribuirá com posicionamentos, melhores práticas de governança, processos estratégicos de comunicação, bem como suas ferramentas e abordagens para implementar um gestão de reputação e comunicação mais estratégica nas empresas.
A METODOLOGIA APLICADA
A metodologia do curso será baseada em aula expositiva e dinâmica de construção de dashboard estratégico com indicadores de reputação e comunicação corporativa (todos os processos) para a governança da comunicação pautada em mensuração de resultados para uma efetiva gestão da reputação (confiança e advocacy) .
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