CURSOS LIVRES

Primeiros passos para a construção de posicionamentos estratégicos

SOBRE O CURSO

Este módulo explora como tem se dado a profissionalização e a expansão global da indústria de relações públicas, agora impulsionada pelas novas lógicas digitais e midiáticas que transformaram radicalmente o padrão tradicional de disseminação de informações. As aulas oferecem um guia completo, desde os primeiros passos para desenvolver um posicionamento coeso e ético até a criação de uma narrativa alinhada à identidade, valores e objetivos de negócios, cobrindo todo o processo do diagnóstico à estruturação de mensagens-chave de alto impacto comunicacional.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais de relações públicas e de comunicação empresarial.

  • carga horária total: 9h

  • 3
    DIAS

     

  • AULA ONLINE
    VIA ZOOM

11, 18 E 25 DE SETEMBRO DE 2024
Quarta-feira das 19:00 às 22:00
FALTAM 3 DIAS
PARA O CURSO

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

PROGRAMAÇÃO

Aula 1 – AMBIENTE contemporâneo de relações públicas: tendências e desafios para as organizações

Professoras Else Lemos e Daniela Bertocchi

Resumo

Relações públicas é uma atividade consolidada no ambiente comunicativo contemporâneo, e seu fortalecimento ao longo dos últimos anos resulta da profissionalização e da expansão da indústria de relações públicas em todo o mundo. Esse crescimento, não apenas quantitativo, mas também qualitativo, foi impulsionado pelas novas lógicas digitais e midiáticas, as quais impuseram uma transformação radical no padrão tradicional de difusão informacional. Neste encontro, estarão em pauta seis dimensões do ambiente contemporâneo de relações públicas: histórica, político-econômica, sociocultural, digital-midiática, narrativo-discursiva e promocional. 

Objetivos

  • Discutir as características e implicações do ambiente contemporâneo de relações públicas.
  • Identificar impactos produzidos pela transformação radical nos modos de interação e difusão informacional nas últimas décadas.

Benefícios

  • Reconhecer a abrangência da atividade de relações públicas nos contextos global e brasileiro
  • Avaliar criticamente os desafios e oportunidades para a atuação estratégica em relações públicas.

 

Aula 2 – Construindo a NARRATIVA: como definir e consolidar posicionamentos que apoiam os negócios

Professora Daniela Bertocchi

Resumo

A construção da narrativa desempenha um papel crucial no campo das relações públicas. Envolve o desenvolvimento de um posicionamento coeso, ético e convincente que encapsula a identidade, os valores e os objetivos de uma organização. Uma narrativa bem construída ajuda a definir e comunicar a identidade de uma marca, fornecendo uma mensagem clara e consistente que ressoa com o público-alvo e distingue a marca dos concorrentes. As narrativas simplificam informações complexas, tornando-as mais acessíveis. Além disso, controlar a narrativa ajuda a moldar a percepção pública e é essencial na gestão da reputação durante crises. Uma narrativa forte fortalece relações com as partes interessadas ao comunicar claramente a missão e os valores da organização, gerando confiança e orientando decisões estratégicas.

Objetivos

  • Explorar o processo de construção de posicionamento e narrativa com foco no apoio aos negócios e objetivos organizacionais.
  • Abordar as etapas de estruturação narrativa: pesquisa, diagnóstico, definição de posicionamento e mensagens-chave, objetivos, públicos prioritários, estratégias, táticas, implementação, mensuração e avaliação. 

Benefícios

  • Conhecer o passo a passo do planejamento de comunicação com foco no gerenciamento da imagem pública de organizações, da pesquisa à elaboração de planos de ação e avaliação de resultados. 
  • Compreender dinâmicas que influenciam o diagnóstico e a elaboração de planos de comunicação ajustados aos objetivos de negócios.

 

Aula 3 – INTEGRAÇÃO: como executar campanhas de comunicação – conteúdo e social media

Professoras Daniela Bertocchi e Paula Rothman

Resumo

Campanhas de comunicação são um trabalho criativo e de execução vigorosa, dinâmica e temporalmente definida. Podem ser direcionadas a públicos específicos ou à sociedade, e atendem às mais distintas finalidades comunicativas, como informar, conscientizar, esclarecer, engajar, gerar conhecimento e levar à tomada de decisão e ação. São parte fundamental de programas planejados de relações públicas e comunicação corporativa, mas também podem ser necessárias em virtude de situações imprevistas e especiais que demandam ação intensa de comunicação institucional.

Esta aula discute a complexidade das campanhas de comunicação corporativa e relações públicas no cenário comunicacional contemporâneo, bem como a crescente necessidade de planejamento e produção de conteúdo com base em autenticidade, relevância, consistência e compromisso social e ambiental, integrando objetivos institucionais e mercadológicos.

Objetivos

  • Apresentar os processos de construção e realização de campanhas de comunicação corporativa e relações públicas.
  • Abordar a influência das campanhas de comunicação corporativa e relações públicas na construção da imagem corporativa, na realização de objetivos de negócios e na formação de opinião.

Benefícios

  • Identificar oportunidades para a realização de campanhas de comunicação alinhadas às expectativas de construção da imagem corporativa, realização de objetivos de negócios e formação de opinião.
  • Avaliar benefícios, limites e desafios éticos das campanhas de comunicação corporativa e relações públicas.

PROFESSORES

Daniela Bertocchi

Daniela Bertocchi

Jornalista com mais de 20 anos de experiência e passagens por empresas como Editora Abril, Nubank, 99 e Alice. É membro do Ipsos Reputation Council Member. Atua como Diretora de Comunicação da Afya. Doutora em Comunicação pela USP. Mestre em Jornalismo pela Universidade do Minho, Portugal. Autora do livro “Dos Dados aos Formatos: a construção de narrativas no jornalismo digital” (2016).
Else Lemos

Else Lemos

Consultora para projetos educacionais e de comunicação voltados ao desenvolvimento humano e organizacional. Psicóloga, relações-públicas e doutora em Ciências, com estágio pós-doutoral realizado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional (Cecorp). Atua como docente em cursos de graduação, pós-graduação e em facilitações, treinamentos e palestras nos campos de comunicação e relações humanas.
Paula Rothman

Paula Rothman

É jornalista graduada na faculdade Cásper Líbero, com mestrado pela Boston University, e tem quase 20 anos de experiência em produção de conteúdo. Foi repórter e editora em grandes grupos de Mídia, incluindo o braço de tecnologia e negócios do grupo Abril, Info Exame. Em 2018, foi responsável por criar a área de conteúdo do Nubank, transformando o blog da empresa em um dos maiores portais de conteúdo financeiro do país. Lá, liderou também a área de Mídias sociais e influenciadores, atuando em eventos e campanhas - da Copa do Mundo ao IPO da empresa. Hoje, é head de SEO, conteúdo, social e influência da Stone.
11, 18 E 25 DE SETEMBRO DE 2024
Quarta-feira das 19:00 às 22:00
FALTAM 3 DIAS
PARA O CURSO

INVESTIMENTO TOTAL

 ASSOCIADONÃO-ASSOCIADO
VALORESR$ 1.100,00R$ 1.650,00

FORMAS DE PAGAMENTO: Boleto Bancário; Depósito identificado; Empenho

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

SOLICITE UMA PROPOSTA PARA EMPRESA

Caso sua empresa necessite de uma proposta contendo todas as informações deste curso, solicite aqui. Após o envio da ficha preenchida, você receberá um arquivo em PDF com todas as informações deste curso.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Você poderá adquirir somente esta aula avulsa ou o Curso Completo.

Os encontros serão online, através do ZOOM.
Pedimos, por favor, que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download