PROGRAMAÇÃO
1) Introdução sobre a importância do tema
A comunicação pública está fortemente impactada pela cultura digital. No Brasil, mais de 60% da população acessa a internet com frequência, sendo que a maior parte dela utiliza celulares para isso – o que facilita o acesso à rede mundial de computadores. Essa forte adoção do comportamento digital pela população faz com que os entes públicos sejam demandados por soluções que utilizem ferramentas dessa nova comunicação pelo cidadão. Esses recursos devem não só integrar a estratégia geral de comunicação, mas também ter uma estratégia própria da produção digital, contemplando as especificidades deste meio.
2) Objetivos do curso
Apresentar a cultura digital e seu impacto no ambiente da comunicação pública;
Estimular a reflexão sobre os caminhos profissionais e das organizações, desenvolvendo capacidade de planejar e gerenciar projetos de comunicação digital;
Indicar metodologias que para a construção de planejamento e ações focadas no mundo digital.
3) Programa do curso
O universo e a cultura digitais. Características da sociedade em rede;
Comunicação Pública Digital e Comunicação Pública Integrada;
Profissionalização do mercado de trabalho: novos profissionais e novos produtos
Estratégias para comunicação digital. Monitoramento. Produção de conteúdo. SAC 2.0;
Ferramentas de interação com o cidadão: plataformas, aplicativos, redes sociais, etc.
4) Benefícios para os participantes
Ao concluir o curso, o participante será capaz de elaborar estratégias de comunicação utilizando ferramentais digitais, de maneira isolada ou integrada com outras ações de comunicação. Também estará apto a contratar e supervisionar a qualidade de contratos de serviço de comunicação digital.
5) A metodologia aplicada
Aulas expositivas. Apresentações de cases.