Por que a comunicação da sustentabilidade é estratégica para os negócios? A Sustentabilidade e reputação possuem uma interlocução estratégica muito forte, pois partem de uma essência comum: entender as demandas e expectativas dos seus públicos estratégicos.
Iniciamos 2020 com o CEO da BlackRock, Larry Fink cobrando (novamente) mudanças estruturais nas finanças, inserindo a sustentabilidade como balizadora de investimentos, para melhorar resultados a longo prazo em processos de tomada de decisão nos negócios. Empresas que não conseguem provar seu propósito, o quanto geram de valor para a sociedade, e o quanto são merecedoras de lucro admirável perderiam e perderão investidores, clientes e reputação. Nesse contexto, passa a ser essencial, desafiando a comunicação e o diálogo com os stakeholders estarem coerentes com a tomada de decisão dos líderes das empresas.
Muitas empresas estão preocupadas em alinhar a sustentabilidade ao seu negócio ou construí-lo a partir dela. Se antes práticas de governança (G) com foco na saúde financeira da empresa eram mais valorizadas, da última década para cá, vimos a influência da parte ambiental e social (ES) aumentar consi-deravelmente não apenas nos relatórios, mas nas rotinas empresariais. E neste sentido, a pressão por parte dos investidores em relação a excelência do termo ESG colabora para alavancar negócios sólidos e testar sua adaptabilidade à Agenda 2030. Sob este prisma a gestão da reputação.
Profissionais que atuam em Comunicação, nos níveis de analista, coordenação ou gerencial
PROGRAMA
OBJETIVOS DO CURSO
- Aprofundar o conhecimento sobre os desafios da gestão da reputação e da comunicação na perspectiva da nova estratégia ESG;
- Contribuir para o pensamento disruptivo e inovador dos processos de comunicação para sustentabilidade – eliminar etapas, rever processos, quebrar paradigmas;
- Redesenhar o propósito da gestão de reputação e comunicação ppara sustentabilidade nas empresas;
- Estabelecer indicadores sobre o grau de confiança do posicionamento das empresas junto aos seus públicos em longo prazo;
- Permitir o desenvolvimento e o domínio de uma nova abordagem de relacionamento e comunicação corporativa para uma atuação mais estratégica dos profissionais das áreas de Comunicação e Relações Públicas.
TÓPICOS ABORDADOS
- Sustentabilidade e Gestão – Os desafios da Gestão da Reputação e da Comunicação para a Sustentabilidade;
- Os principais objetivos da sustentabilidade até 2030;
- Três Dimensões da Comunicação da Sustentabilidade”, que são: a Informação, a Mudança e o Processo;
- Posicionamento estratégico da comunicação na governança corporativa e o valor sustentável gerado ao acionista;
- Como a sustentabilidade se aplica aos processos de comunicação – coerência entre discurso e prática também da área de Comunicação Corporativa. Ferramentas e processos;
- Gestão da Reputação, Grau de Confiança, Advocacy e Gestão de Stakeholders para as marcas;
- Indicadores de resultado da comunicação para sustentabilidade – elaboração de dashboard para governaça corporativa;
- Gestão de Crise na temática Sustentabilidade – como comunicar riscos e conduzir as narrativas;
- Comunicar causas e diversidade – como estabelecer escuta ativa e diálogo com stakeholders.
BENEFÍCIOS PARA OS PARTICIPANTES
O curso contribuirá com posicionamentos, melhores práticas de governança, processos estratégicos de comunicação, bem como suas ferramentas e abordagens para implementar um gestão de reputação e comunicação mais estratégica nas empresas. Com isso, os profissionais poderão alinhar discursos e práticas consistentes para um universo de líderes, públicos, partes interessadas ou stakeholders, de uma forma eficiente e engajadora.
A METODOLOGIA APLICADA
A metodologia do curso será baseada em aula expositiva, estudo de casos e dinâmicas. Também haverá empresa convidada para um benchmark prático e construção de dashboard estratégico para a governança da comunicação para a sustentabilidade e gestão da reputação (confiança e advocacy).
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