CURSO LIVRE
Comunicação Interna para a Sustentabilidade: Da Narrativa à Prática
INSCRIÇÕES ABERTAS
- Data: 8 , 10, 15 e 17 de abril de 2026
- Horário: 9h às 11h
- Carga horária: 8 horas
- Online
- Valor: A partir de R$ 890,00
A comunicação interna é peça-chave para engajar colaboradores e fortalecer a cultura organizacional alinhada a práticas mais sustentáveis. Para isso, é preciso um olhar apurado para os temas que se desdobram dessa agenda, garantindo a multiplicação de conceitos e práticas corretamente. O curso oferece uma visão prática e estratégica sobre como estruturar narrativas consistentes, criar engajamento por meio de campanhas e traduzir a linguagem da sustentabilidade em ações do dia a dia, entendendo o que é valor para cada público a trabalhado.
O que você vai aprender?
- Como alinhar comunicação interna e estratégia de sustentabilidade corporativa.
- Principais ferramentas de comunicação interna para trabalhar o tema.
- Estratégias de segmentação e personalização da comunicação por público.
- Como transformar relatórios de sustentabilidade em ações e narrativas para colaboradores.
- Boas práticas de campanhas híbridas (digitais e presenciais) para engajar o público interno.
A quem se destina?
Profissionais de comunicação corporativa, RH, sustentabilidade, marketing institucional e líderes interessados em fortalecer a integração de sustentabilidade à cultura organizacional através da comunicação com colaboradores.
PROGRAMA
Encontro 1 – Fundamentos da Comunicação Interna e Sustentabilidade
- Panorama da sustentabilidade e sua relevância para o ambiente corporativo.
- O papel da comunicação interna na agenda ESG.
- Cultura organizacional: valores, propósito e narrativa ESG.
- A importância do letramento em sustentabilidade do negócio para a geração de valor da comunicação.
Encontro 2 – Ferramentas e Estratégias de Comunicação Interna
- Estruturação de plano de comunicação para sustentabilidade.
- Principais canais e estratégias de engajamento (intranets, apps corporativos, workplace e newsletters, murais digitais e impressos, TV corporativa e ativações presenciais) e a escolha dos canais de acordo com o perfil do público interno.
- Estratificação de públicos: liderança, áreas técnicas, operacionais e administrativas.
- Personalização da mensagem: tom, linguagem e formatos.
Encontro 3 – Desenvolvimento de Campanha de Comunicação
- Sensibilização de lideranças, comunicação com investidores e relacionamento com fornecedores.
- Programas de influenciadores e embaixadores do tema.
- Exemplos de campanhas de engajamento com foco em ESG.
- Construção de campanha temática
Encontro 4 – Comunicação de Resultados e Narrativas Sustentáveis
- Comunicação de relatórios de sustentabilidade de forma clara e inspiradora.
- Ações de letramento sobre ESG no ambiente corporativo.
- Medindo impacto da comunicação: métricas e indicadores de engajamento.
INVESTIMENTO
-
EMPRESAS
Precisa de uma proposta formal
para apresentar à sua empresa?
Baixe um documento com todas as informações do curso
clicando aqui.
-
ASSOCIADOS
R$890,00
-
NÃO ASSOCIADOS
R$1.400,00
CADASTRE-SE PARA RECEBER OS PRÓXIMOS CURSOS, LANÇAMENTOS E NOVIDADES