CURSO LIVRE

Comunicação Interna para a Sustentabilidade: Da Narrativa à Prática

INSCRIÇÕES ABERTAS
  • Data: 8 , 10, 15 e 17 de abril de 2026
  • Horário: 9h às 11h
  • Carga horária: 8 horas
  • Online
  • Valor: A partir de R$ 890,00

A comunicação interna é peça-chave para engajar colaboradores e fortalecer a cultura organizacional alinhada a práticas mais sustentáveis. Para isso, é preciso um olhar apurado para os temas que se desdobram dessa agenda, garantindo a multiplicação de conceitos e práticas corretamente. O curso oferece uma visão prática e estratégica sobre como estruturar narrativas consistentes, criar engajamento por meio de campanhas e traduzir a linguagem da sustentabilidade em ações do dia a dia, entendendo o que é valor para cada público a trabalhado.

O que você vai aprender?

  • Como alinhar comunicação interna e estratégia de sustentabilidade corporativa.
  • Principais ferramentas de comunicação interna para trabalhar o tema.
  • Estratégias de segmentação e personalização da comunicação por público.
  • Como transformar relatórios de sustentabilidade em ações e narrativas para colaboradores.
  • Boas práticas de campanhas híbridas (digitais e presenciais) para engajar o público interno.

A quem se destina?

Profissionais de comunicação corporativa, RH, sustentabilidade, marketing institucional e líderes interessados em fortalecer a integração de sustentabilidade à cultura organizacional através da comunicação com colaboradores.

PROGRAMA

Encontro 1 – Fundamentos da Comunicação Interna e Sustentabilidade

  • Panorama da sustentabilidade e sua relevância para o ambiente corporativo.
  • O papel da comunicação interna na agenda ESG.
  • Cultura organizacional: valores, propósito e narrativa ESG.
  • A importância do letramento em sustentabilidade do negócio para a geração de valor da comunicação.

Encontro 2 – Ferramentas e Estratégias de Comunicação Interna

  • Estruturação de plano de comunicação para sustentabilidade.
  • Principais canais e estratégias de engajamento (intranets, apps corporativos, workplace e newsletters, murais digitais e impressos, TV corporativa e ativações presenciais) e a escolha dos canais de acordo com o perfil do público interno.
  • Estratificação de públicos: liderança, áreas técnicas, operacionais e administrativas.
  • Personalização da mensagem: tom, linguagem e formatos.

Encontro 3 – Desenvolvimento de Campanha de Comunicação

  • Sensibilização de lideranças, comunicação com investidores e relacionamento com fornecedores.
  • Programas de influenciadores e embaixadores do tema.
  • Exemplos de campanhas de engajamento com foco em ESG.
  • Construção de campanha temática

Encontro 4 – Comunicação de Resultados e Narrativas Sustentáveis

  • Comunicação de relatórios de sustentabilidade de forma clara e inspiradora.
  • Ações de letramento sobre ESG no ambiente corporativo.
  • Medindo impacto da comunicação: métricas e indicadores de engajamento.

INVESTIMENTO

  • EMPRESAS

    Precisa de uma proposta formal
    para apresentar à sua empresa?

    Baixe um documento com todas as informações do curso clicando aqui.

  • ASSOCIADOS

    R$890,00
  • NÃO ASSOCIADOS

    R$1.400,00