- Comunicação integrada: abordagens e estágios evolutivos
- Etapas de planejamento da comunicação integrada: do diagnóstico aos eixos de ação
- Matriz de maturidade da comunicação integrada
- Ação preventiva e responsiva em crises de imagem
- Mind map da comunicação integrada preventiva
- Mind map da comunicação integrada responsiva em situações de crise de imagem
Comunicação Integrada na Prevenção e Resposta a Crises
- Data: 18 e 20 de março de 2026
- Quarta e sexta
- Horário: 09h – 12h
- Carga horária: 6 horas
- Aulas online e ao vivo (com gravações disponíveis*)
A comunicação integrada é um processo de gestão dos esforços intencionais de comunicação realizados por organizações e marcas com o objetivo de apoiar o cumprimento de seus objetivos estratégicos. Um dos maiores desafios das organizações e áreas de comunicação está em lidar com a comunicação não intencional, resultante das interações não planejadas, controvérsias, contestações e desconstruções de sentido que são parte do ambiente contemporâneo de comunicação e que podem provocar crises de imagem e reputação.
Para que o planejamento da comunicação integrada seja eficaz na prevenção e resposta a crises, deve ser contínuo, englobando valores, propósito e atributos da marca, além da coesão narrativa em relação aos temas estratégicos, avaliação de níveis de integração entre áreas que comunicam e identificação de ambientes comunicativos alinhados à presença e expectativa de públicos latentes, conscientes e ativos.
Esse gerenciamento requer um diagnóstico amplo, claro e estruturado sobre aspectos conjunturais voltados ao mapeamento de riscos e issues, auditoria de imagem e análise de tendências. No curso, discutiremos todas as dimensões necessárias ao planejamento da comunicação integrada e como avaliar o nível de maturidade da organização em relação ao tema.
- Abordagens de comunicação integrada
- Estágios evolutivos de comunicação integrada
- Matriz de maturidade da comunicação integrada
- Principais eixos norteadores do planejamento em comunicação
- Ação preventiva e responsiva em crises de imagem
Curso destinado a profissionais de comunicação com foco em planejamento e atuantes no gerenciamento de marcas corporativas.
PROGRAMA
PROFESSORES
INVESTIMENTO
-
ASSOCIADOS
R$900,00 -
NÃO ASSOCIADOS
R$1.350,00
Precisa de uma proposta formal para apresentar à sua empresa? Baixe um documento com todas as informações do curso clicando aqui.

