CURSOS LIVRES

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA EM ORGANIZAÇÔES LIGADAS AO ELEMENTO “AR”

SOBRE O CURSO

Vivemos em um mundo cada vez mais interconectado, complexo e repleto de controvérsias. A coexistência da ordem e da desordem. É um tempo de interfaces cada vez mais intensas e tecnológicas, que potencializam as discussões de assuntos polêmicos e apresenta uma sociedade da hipervigilância. Há uma maior consciência das pessoas sobre sua atuação no mundo, cobrando das organizações cada vez a preservação do meio ambiente, a proteção à saúde, a qualidade de vida, o respeito às diversidades e, assim, repudiar práticas moralmente inaceitáveis, corrupções, inseguranças e injustiças.

Olhando por essa perspectiva, essa aula do Programa Completo em Comunicação Estratégica e Gestão de Controvérsias traz grandes gestores de comunicação ligados ao elemento “ar”, para para aprendermos através de suas experiências, as estratégias de comunicação desenvolvidas para ampliar os negócios, na medida em que conseguem analisar os novos cenários, lidar com as controvérsias, relacionar-se com públicos estratégicos, mensurar seus resultados e comunicar valores reais fundamentados na confiança, na segurança, na solidariedade, no humanismo e na proteção ao meio ambiente. Através de exemplos vividos por eles, também poderemos compreender como mitigar riscos e possíveis crises com a opinião pública, como ser estratégicos na gestão da reputação, da sustentabilidade e da diversidade, conquistando credibilidade e licença social para operar, garantindo não apenas a sobrevivência organizacional, mas também, a real diferença da organização para o mundo.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais das áreas de comunicação, empresários, estrategistas, consultores e demais executivos.

  • 3
    HORAS

  • 1
    DIA

     

  • AULA ONLINE
    VIA ZOOM

5 DE JULHO DE 2024
9h às 12h

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

PROGRAMAÇÃO

Grandes gestores ligados ao “elemento ar” vêm nos contar suas estratégias de comunicação ligadas à governança corporativa, ética e compliance, monitoramento de riscos, além de ações de sustentabilidade desenvolvidas no contexto de mudanças climáticas, que afetam, inclusive, a qualidade do ar. Em um contexto em que se é exigida a redução das emissões de gases poluentes, a melhoria dos sistemas de transportes aéreos, a busca por fontes de energia renováveis e o uso de tecnologias limpas, como essas organizações estão trabalhando sua comunicação? Além dessas discussões, há também questões mais específicas, como as relacionadas à segurança aérea, à comunicação por satélites e ao uso do ar para fins recreativos. Como uma comunicação estratégica consegue levar aos seus diferentes públicos as narrativas de transformações que estão gerando, perante os desafios do agora e do futuro?

O ar, em todas as culturas, é a representação intangível da vida, é a fé no invisível. Seja em termos pragmáticos, seja em termos metafóricos, é ele quem permite a sobrevivência. Sua pureza é tão fundamental por ser absorvido a todo o tempo por todos os seres vivos. A sua ausência ou a sensação de sua ausência é também capaz de nos retirar a consciência e a estabilidade. O ar é o sopro divino da criação.
Pureza, leveza, transparência, vida são fatores que podem ser interconectados com o modo como os seres humanos mantêm a vida no planeta, como os demais elementos são sintetizados. Sem ar não se faz ou se mantém fogo; sem ar inexiste qualquer tipo de vida na terra; é o ar que purifica também, por meio de seus elementos constituintes, a água. Sem ar nenhum tipo de vida se cria ou desenvolve.
E como poderia ser enxergado o ar nos ambientes corporativos? Pode-se dizer que é a estratégia que dá fôlego à organização, manifesta por sua comunicação, disseminada de forma muitas vezes silenciosa e invisível, mas que preenche todos os espaços. É exatamente o ar que se traduz em elemento de raciocínio, movimento e comunicação, essenciais aos processos organizacionais.
Por meio do ar conseguimos desenvolver elementos de curiosidade, da necessária inquietude do pensamento, assim como a lógica, a razão e a estratégia.
Mas é também por meio do ar, em seus sopros ou rajadas, que nos deparamos com instabilidades, com transformações, com insegurança. E esses fatores podem fortalecer ou colocar em risco os relacionamentos, podem gerar situações de diante risco, necessitando gerenciar controvérsias diante da volatilidade da opinião pública que pode colocar pessoas e corporações frente a grandes rajadas geradas por informação ou desiformação.

Os temas a seguir apoiarão diálogo e reflexão acerca dos desafios de comunicação estratégica e gestão de controvérsias:
Tema 1: “O Ar e a brisa da comunicação”: Informação e estratégia para se manter ambientes em equilíbrio. Mesmo em situações sensíveis a comunicação deve ser permanente, atenta e cuidadosa.
Tema 2: “O Ar sufocado” – Riscos e crises estão permanentemente presentes no entorno, seja por meio de uma rajada inesperada de ar, seja pelo desdobramento de situações que se constroem no dia a dia.
Tema 3: “O Ar poluído” – Ambientes de descontrole de informação podem existir a partir de pequenas doses de arsênico, pela poluição da desinformação programada e pela criação de ambientes instáveis, que impeçam a comunicação de decolar.

PROFESSORES

Luiz Alberto de Farias

Luiz Alberto de Farias

Livre-Docente em Opinião Pública pela ECA-USP; Pós-doutorado em Comunicação e Publicidade pela Universidade de Málaga (Espanha); Doutor em Comunicação e Cultura pela USP; Mestre em Comunicação e Mercado pela Cásper Líbero. Graduado em relações públicas e jornalismo. Professor associado da ECA-USP; professor titular da Umesp. 
Ligia Sato

Ligia Sato

Lígia Sato é gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da LATAM Airlines Brasil. Desde que entrou na empresa em 2010, ela também trabalhou nas áreas de Relações com a Imprensa e Relações Governamentais & Institucionais. Além disso, ela faz parte do Board Consultivo da Unesco SOST – Transcriativa como mentora da lente de Turismo de Capital Intelectual e é Conselheira Voluntária do Instituto Cuidare. Publicitária formada pela Universidade de São Paulo, possui pós-graduação em Comunicação Jornalística pela Cásper Líbero e em Administração e Organização de Eventos pelo Senac, além de MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). Atualmente, cursa Aviation Management pela Embry Riddle Aeronautical University (ERAU).
5 DE JULHO DE 2024
9h às 12h

INVESTIMENTO TOTAL

 ASSOCIADONÃO-ASSOCIADO
VALORESR$ 500,00R$ 750,00

FORMAS DE PAGAMENTO: Boleto Bancário; Depósito identificado; Empenho

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

SOLICITE UMA PROPOSTA PARA EMPRESA

Caso sua empresa necessite de uma proposta contendo todas as informações deste curso, solicite aqui. Após o envio da ficha preenchida, você receberá um arquivo em PDF com todas as informações deste curso.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Você poderá adquirir somente esta aula avulsa ou caso queira adquirir o Programa Completo, acessar o site www.escolaaberje.com.br.

Os encontros serão online, através do ZOOM.
Pedimos, por favor, que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download

O pagamento você realizará somente se atingirmos o quórum suficiente e o curso for confirmado (lembrando que o curso poderá ser confirmado com até 3 dias antes da data do evento).