CURSO LIVRE

Como gerenciar as controvérsias que surgem na imprensa e como lidar com a opinião pública?

  • Data: 07 de novembro de 2025
  • Sexta-feira
  • Horário: 09h – 12h
  • Carga horária: 3 horas
  • Online
  • Valor: A partir de R$ 550,00

Vivemos em um mundo cada vez mais interconectado, complexo e repleto de controvérsias. A coexistência da ordem e da desordem. É um tempo de interfaces cada vez mais intensas e tecnológicas, que potencializam as discussões de assuntos polêmicos e apresenta uma sociedade da hipervigilância. Há uma maior consciência das pessoas sobre sua atuação no mundo, cobrando das organizações cada vez a preservação do meio ambiente, a proteção à saúde, a qualidade de vida, o respeito às diversidades e, assim, repudiar práticas moralmente inaceitáveis, corrupções, inseguranças e injustiças. Essa aula tem como foco responder: como a comunicação pode ajudar no gerenciamento das controvérsias que surgem na imprensa e como lidar com a opinião pública?

 

Aprenda a gerenciar controvérsias com segurança e estratégia, mesmo sob pressão da imprensa e da opinião pública. Neste curso, você vai dominar técnicas de comunicação em crises, saber quando e como se posicionar, como formar os porta-vozes da organização, como lidar com críticas nas redes sociais e proteger a reputação da sua marca. Transforme situações delicadas em oportunidades de fortalecimento institucional.

Profissionais das áreas de comunicação, empresários, estrategistas, consultores e demais executivos.

PROGRAMA

  • O que caracteriza uma controvérsia pública?
  • Diferença entre crise, conflito e controvérsia.
  • A lógica da exposição midiática e a velocidade da informação.
  • Mapeamento de temas sensíveis.
  • Ferramentas e estratégias de monitoramento de mídia.
  • Como responder a veículos de imprensa em contextos críticos.
  • Construção de mensagens-chave em situações delicadas.
  • O papel do porta-voz: preparação, posicionamento e tom de fala.
  • Relacionamento com jornalistas: confiança, transparência e limites.
  • Comunicação responsável: quando e como se posicionar.
  • Formatos de resposta: nota oficial, vídeo, coletiva, redes sociais.
  •  Análise de casos reais de controvérsias na mídia.

Certificado valorizado no mercado

Obtenha um certificado valorizado no mercado de trabalho, emitido por uma instituição tradicional e reconhecida no setor.

INVESTIMENTO

  • ASSOCIADOS

    R$550,00
  • NÃO ASSOCIADOS

    R$770,00
  • EMPRESAS

    Consulte as condições
    especiais para sua empresa.

    Solicite aqui uma proposta