Vivemos em um mundo cada vez mais interconectado, complexo e repleto de controvérsias. A coexistência da ordem e da desordem. É um tempo de interfaces cada vez mais intensas e tecnológicas, que potencializam as discussões de assuntos polêmicos e apresenta uma sociedade da hipervigilância. Há uma maior consciência das pessoas sobre sua atuação no mundo, cobrando das organizações cada vez a preservação do meio ambiente, a proteção à saúde, a qualidade de vida, o respeito às diversidades e, assim, repudiar práticas moralmente inaceitáveis, corrupções, inseguranças e injustiças.

Olhando por essa perspectiva, essa aula de abertura do Programa Completo em Comunicação Estratégica e Gestão de Controvérsias traz grandes gestores de comunicação ligados ao elemento “água”, para para aprendermos através de suas experiências, as estratégias de comunicação desenvolvidas para ampliar os negócios, na medida em que conseguem analisar os novos cenários, lidar com as controvérsias, relacionar-se com públicos estratégicos, mensurar seus resultados e comunicar valores reais fundamentados na confiança, na segurança, na solidariedade, no humanismo e na proteção ao meio ambiente. Através de exemplos vividos por eles, também poderemos compreender como mitigar riscos e possíveis crises com a opinião pública, como ser estratégicos na gestão da reputação, da sustentabilidade e da diversidade, conquistando credibilidade e licença social para operar, garantindo não apenas a sobrevivência organizacional, mas também, a real diferença da organização para o mundo.

Profissionais das áreas de comunicação, empresários, estrategistas, consultores e demais executivos.

PROGRAMA

PROGRAMAÇÃO

  • Grandes gestores ligados ao “elemento água” vêm nos contar suas estratégias de comunicação ligadas à responsabilidade social e ambiental, bem como boas práticas de governança corporativa em um contexto que exige a garantia da disponibilidade de água potável para todos, a qualidade da água e o uso consciente sobre esse recurso. Além dessas discussões, há também questões mais específicas, sobre o uso de tecnologias limpas e a utilização de água para a geração de energia. Como uma comunicação estratégica consegue levar aos seus diferentes públicos as narrativas de transformações que estão gerando, perante os desafios do agora e do futuro?

Inspirados em aspectos simbólicos da água, os temas a seguir apoiarão diálogo e reflexão a cerca dos desafios de comunicação estratégica e gestão de controvérsias:
Tema 1: “A água confunde poder e vulnerabilidade”: A partir dos aspectos antagônicos de poder e vulnerabilidade da água, vamos discutir a postura comunicacional do líder que faz a jornada do herói para o anfitrião, trazendo como discussão e reflexão:
▪ A Postura comunicacional da liderança ao anfitriar diálogos como estratégia na gestão de controvérsias (perguntas potentes, escuta empática, o último a falar, vulnerabilidade)
Tema 2: “A água está simbolicamente relacionada às emoções profundas”: a partir da relação da água com emoções profundas, vamos dialogar e refletir como a comunicação se torna mais estratégica a partir da compreensão do impacto das emoções no ambiente organizacional:
▪ A linha do tempo das emoções como elemento que gera autoconsciência emocional e compreensão do impacto das emoções num diálogo/contexto controverso
Tema 3: “A definição de novos rumos para a as questões da água tem na figura do usuário o agente tomador de decisão, promovendo ações reflexivas e críticas”: A partir da necessidade de facilitar ações rumo à gestão proveitosa da água, vamos dialogar sobre o papel da comunicação no cultivo de ambientes seguros que sustentam diálogos ambíguos e controversos:
▪ Como comunicação e segurança psicológica se apoiam mutuamente para que os não-ditos, as entrelinhas, os temas impopulares e o desafio ao status quo possam emergir

INVESTIMENTO

  • ASSOCIADOS

    TOTAL R$0,00 R$500,00
  • NÃO ASSOCIADOS

    TOTAL R$0,00 R$750,00
  • EMPRESAS

    Consulte as condições
    especiais para sua empresa.

    Solicite aqui uma proposta