CURSO LIVRE

Como comunicadores podem se preparar estrategicamente para a COP30?

Oficina de planejamento e execução eficaz para a COP30

INSCRIÇÕES ABERTAS
  • Datas: 12, 13, 16 e 17 de junho de 2025
  • Horário: 09h – 11h
  • Carga horária: 8 horas
  • Online
  • Valor: A partir de R$ 890,00

O curso habilita profissionais de comunicação na construção do passo a passo para a participação da empresa na COP30 e maximização de resultados. O curso enfoca os três momentos: antes, durante e depois da COP, e trará detalhes do que a área precisa saber para se preparar em cada uma dessas etapas. O momento do durante, o “caminho para a COP”, terá maior destaque pela sua importância no processo.

 

O que você vai aprender?

Os participantes aprenderão sobre a COP, seu papel, importância, estrutura, dinâmica, participação e eixos temáticos, bem como sobre o contexto amazônico como parte das discussões sobre o clima. Terão contato com conceitos fundamentais como dívida climática, justiça climática, racismo climático, projetos de desenvolvimento para a Amazônia e desafios éticos. No âmbito empresarial, as aulas abordarão possíveis estratégias de participação das organizações na COP, bem como na promoção dos temas ligados à COP e à agenda climática.

A quem se destina?

Profissionais da área de comunicação que queiram entender mais sobre o contexto da COP e aprender como preparar a empresa e seus stakeholders internos.

PROGRAMA

* Coordenação: Profa. Else Lemos | Instrutoras: Ivana Oliveira e Isabel Masagao

Aula 1 – COP: Contexto (2 h)

  • Contexto: eventos climáticos extremos e as discussões sobre o clima
  • COP: papel, importância, estrutura, dinâmica, participantes, eixos temáticos
  • Amazônia: região dos contrastes e parte das discussões
  • Conceitos essenciais: dívida climática, justiça climática, racismo climático, projetos de desenvolvimento para a Amazônia e contexto local, ambição climática
  • Desafios éticos

Aulas 2 e 3 – O caminho para a COP: como se preparar? (4 h)

  • Qual o objetivo em se participar de uma COP?
  • Quais pautas a minha organização deve focar?
  • Quais áreas são as mais estratégicas para participar?
  • Quem deve ir à COP e como prepará-los?
  • Governança – Organização de grupos de trabalho interno
  • Eventos: Quais participar? Quais patrocinar? Quais organizar? Eventos proprietários ou eventos com parcerias?
  • Comunicação externa com foco na COP: relacionamento com jornalistas e influenciadores. Qual o posicionamento estratégico da organização nas mídias tradicionais e digitais?
  • Comunicação interna: como preparar o público interno para a COP?

Aula 4 – COP e Pós-COP (2 h)

  • Como aproveitar a COP da melhor maneira possível?
    • Agenda: como escolher o que assistir lá?
    • Como preparar a liderança para aproveitar melhor a ida para a COP?
    • Networking
  • Estratégias pós-COP para aproveitar os resultados.

Certificado valorizado no mercado

Obtenha um certificado valorizado no mercado de trabalho, emitido por uma instituição tradicional e reconhecida no setor.

INVESTIMENTO

  • ASSOCIADOS

    R$890,00
  • NÃO ASSOCIADOS

    R$1.400,00
  • EMPRESAS

    Consulte as condições
    especiais para sua empresa.

    Solicite aqui uma proposta