CURSO LIVREComo construir indicadores e realizar análise de dados de Comunicação
INSCRIÇÕES ABERTAS
  • Data: 22, 23, 24 e 25 de julho de 2025
  • De terça à sexta
  • Horário: 09h – 11h
  • Carga horária: 8 horas
  • Online
  • Valor: A partir de R$ 890,00

Nas Ciências Sociais aplicadas é frequente o uso de instrumentos para análise de dados de fenômenos sociais. Em diversas disciplinas desse campo, como em Comunicação, pode-se recorrer a recursos estatísticos, mediados por métodos histórico-sociológicos, para a interpretação dos fenômenos sociais que ocorrem na sociedade, de forma geral, ou no ambiente empresarial. O aperfeiçoamento do uso de indicadores e índices, são resultados de um longo esforço multidisciplinar de interpretação da realidade, que parte da análise para a construção de sínteses. Esse esforço busca, assim, alcançar uma maior capacidade de intervenção na realidade geral da qual se partiu. 

Para a área da Comunicação, o uso de indicadores tem cada vez mais importância. Indicadores são hoje instrumentos potentes para a identificação e interpretação dos fenômenos envolvidos nos processos, e ações de Comunicação Empresarial. Os índices permitem, ainda, a sumarização de fenômenos complexos, facilitando a sua interpretação, e o acompanhamento do seu desempenho no decorrer do tempo. 

Na contemporaneidade, são exigidas do Comunicador habilidades na gestão dos processos que comanda ou desempenha. Para isso, o domínio da construção de indicadores e índices, e a capacidade de apresentar dados sistematizados, são vantagens efetivas que contribuem para o sucesso de carreiras e empresas. Por fim, esses conhecimentos se integram à demanda atual das empresas pela tomada de decisões, cada vez mais, baseadas em análise de dados.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

  • Aprimorar a qualificação do profissional de Comunicação apresentando os conceitos teóricos envolvidos na construção de indicadores e índices.
  • Capacitar o profissional de Comunicação na construção de indicadores simples, em todas as suas etapas.
  • Preparar o profissional de Comunicação para a construção de índices compostos, em todas as suas etapas.
  • Habilitar o profissional de Comunicação por meio da apresentação de exemplos práticos, a interpretar e analisar indicadores e índices.
  • Aprimorar as habilidades do profissional de Comunicação na apresentação de dados sistematizados.

A QUEM SE DESTINA?

Profissionais que lidem com equipes, seja como líderes ou membros de um time, e desejam aperfeiçoar suas habilidades de comunicação.

PROGRAMA

Objetivos do curso

  • Aprimorar a qualificação do profissional de Comunicação apresentando os conceitos teóricos envolvidos na construção de indicadores e índices.
  • Capacitar o profissional de Comunicação na construção de indicadores simples, em todas as suas etapas.
  • Preparar o profissional de Comunicação para a construção de índices compostos, em todas as suas etapas.
  • Habilitar o profissional de Comunicação por meio da apresentação de exemplos práticos, a interpretar e analisar indicadores e índices.
  • Aprimorar as habilidades do profissional de Comunicação na apresentação de dados sistematizados.

Programação

  • Introdução e apresentação dos conceitos gerais.
  • Os fenômenos, conceitos e suas relações com os indicadores para análise de dados.
  • A construção de um indicador simples.
  • As etapas para a construção de um indicador.
  • A construção de índices sintéticos.
  • As etapas para a construção de um índice composto.
  • Apresentação de um exemplo prático.
  • Noções para a apresentação de dados sistematizados.
  • Apresentação de destaques Textuais, Tabelas e Gráficos.
  • Cuidados para a formatação de dados para apresentação.

INVESTIMENTO

  • ASSOCIADOS

    R$890,00
  • NÃO ASSOCIADOS

    R$1.400,00
  • EMPRESAS

    Consulte as condições
    especiais para sua empresa.

    Solicite aqui uma proposta