CURSOS LIVRES

CICLO DE PALESTRAS COM CONVIDADOS ESPECIAIS

SOBRE O CURSO

Essa Aula faz parte do Programa Avançado em Gestão da Reputação – Como obter a Licença Social para Operar – ONLINE,  destinado aos profissionais das áreas de comunicação e relações institucionais, que buscam se capacitar para atuar de forma mais eficiente sobre a chamada “Licença Social para Operar (LSO)”, que é um ativo intangível fundamental nos tempos atuais. Embora não seja um documento formal ou uma norma, é um elemento básico no relacionamento de uma organização com seus stakeholders, pois pressupõe um “contrato tácito”, uma percepção da comunidade e a sua aceitabilidade em relação a uma empresa e suas operações locais. É como se fosse uma “autorização informal fornecida pela sociedade à companhia”, para que esta inicie ou continue com suas atividades. Para se ter uma Licença Social para Operar, a organização precisa ser digna e ser percebida como tal pelos seus públicos de relacionamento e, por isso, a importância da gestão da reputação organizacional e a construção de fortes laços de confiança entre empresa e comunidade. A LSO reconhece as relações de poder existentes entre os grupos sociais, procura entender suas dinâmicas, suas necessidades e seus projetos, valorizando a cidadania corporativa, a transparência e o compliance, podendo ser usada pela empresa, inclusive, para reduzir impactos e negociar soluções positivas com as partes interessadas.
O curso avançado completo possui carga horária total de 48 horas. Você poderá adquirir o programa completo ou somente essa aula específica.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais das áreas de comunicação, relações institucionais, empresários, estrategistas, consultores e demais executivos.

  • 6
    HORAS

  • 2
    DIAS

     

  • AULA ONLINE
    VIA ZOOM

09 E 11 DE OUTUBRO DE 2024
9h às 12h

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

PROGRAMAÇÃO

Palestras e debates com os principais temas em Gestão da Reputação.

PROFESSORES

Paulo Nassar

Paulo Nassar

Diretor-Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje); Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); doutor e mestre pela ECA-USP. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), da ECA-USP; pesquisador orientador de mestrado e doutorado (PPGCOM ECA-USP); pesquisador da British Academy (University of Liverpool) – 2016-2017. Entre outras premiações, recebeu o Atlas Award, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA, Estados Unidos), por contribuições às práticas de relações públicas, e o prêmio Comunicador do Ano (Trajetória de Vida), concedido pela Fundacom (Espanha). É coautor dos livros: Communicating Causes: Strategic Public Relations for the Non-profit Sector (Routledge, Reino Unido, 2018); The Handbook of Financial Communication and Investor Relation (Wiley-Blackwell, Nova Jersey, 2018); O que É Comunicação Empresarial (Brasiliense, 1995); e Narrativas Mediáticas e Comunicação – Construção da Memória como Processo de Identidade Organizacional (Coimbra University Press, Portugal, 2018). É Conselheiro da Cinemateca Brasileira, do IEB USP (Instituto de Estudos Brasileiros).
Ibiapaba Netto

Ibiapaba Netto

Sólida experiência nas áreas de gestão, compliance, relações governamentais e comunicação, ocupando posições de chefia e liderança em diferentes setores. Atual diretor-executivo da Associação Nacional de Sucos Cítricos (CitrusBR), onde representa as maiores processadoras e exportadoras de suco de laranja do mundo em fóruns nacionais e internacionais. Responsável pela relação institucional do setor brasileiro de suco de laranja com governos, instituições científicas, representações diversas do agronegócio e imprensa. Experiência em estruturação de projetos e estratégias de comunicação. Autor do livro “A notícia relevante - um guia para as empresas entenderem o processo de decisão nas redações” (Aberje Editorial, 2017), conferencista. É membro do Conselho do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; Coordenador da Comissão de Comunicação do Instituto Pensar Agropecuária, braço técnico da Frente Parlamentar da Agropecuária e vice coordenador da comissão de relações internacionais da mesma entidade.
Marcelo Lyra

Marcelo Lyra

Marcelo Lyra atua há mais de 25 anos nos setores petroquímicos, de mídia e comunicação e em holdings com atuação multisetorial. Foi vice-presidente e diretor de empresas nacionais e multinacionais, nas áreas de relações institucionais, sustentabilidade, comunicação e de negócios. Tem ampla experiência em gestão de crise e reputação corporativa, construção de marcas, estratégias de posicionamento institucional, competitividade setorial e ambientes regulatórios. Lyra é formado em Engenharia Eletrônica com ênfase em Telecomunicações e tem pós-graduação em General Management pela Harvard Business School.
Marta de Vito

Marta de Vito

CEO e fundadora da BGlobal Marta atua na promoção de uma imagem atualizada do Brasil internacionalmente, promovendo territórios, marcas e setores. Com mais de 20 anos de experiencia em Brand, Reputação e Design, sua experiência vai desde o planejamento estratégico, passando pela comunicação, branding, relações públicas e gestão de imagem e reputação. Marta é, ainda, cofundadora da Ecoarts Amazônia, um ecossistema que reúne populações tradicionais e marcas líderes globais. Brasilianista baseada no Estados Unidos, Marta desenvolveu estratégias vencedoras para marcas, setores e territórios, moldando a opinião pública, ganhando acesso a mercados e derrubando barreiras para produtos brasileiros internacionalmente.
Elisa Prado

Elisa Prado

É profissional de comunicação há mais de 30 anos e hoje atua como Consultora em Gestão da Reputação. Foi diretora de Comunicação da Vivo, no Deutsche Bank e na Tetra Pak, além de ter atuado em agências de publicidade e relações públicas. Em 2014, lançou o livro Imagem e Reputação na Era da Transparência e, em 2017, Reputação: Riscos, Crise e Imagem Corporativa. É membro do Conselho Deliberativo da ABERJE e professora da ESPM-SP no Master de Comunicação Empresarial Transmídia, na cadeira de Prevenção e Gerenciamento de Crises.
Aldo Bergamasco

Aldo Bergamasco

Aldo Bergamasco, com sede em São Paulo, é o Consultor líder das práticas de Consumo, Educação e Saúde na Spencer Stuart, além de ser o responsável também pela prática funcional de Comunicações, Marketing e Vendas. Com mais de 30 anos no mercado, Aldo acumulou uma rica experiência em produtos de consumo, tendo trabalhado anteriormente na Johnson & Johnson por 12 anos em várias posições de destaque, além de ter sido presidente da Mary Kay no Brasil e CEO da Scarlat. Como um dos fundadores da Cervejaria Baden Baden, Aldo também tem um perfil empreendedor acentuado. Ele é um engenheiro de mecânica-aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica/ITA e tem pós-graduação em gestão de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, além de outras formações profissionais internacionais. Aldo foi também professor de Estratégia e Marketing em cursos de MBA e membro do Conselho de várias Associações de Indústria e Profissionais.
09 E 11 DE OUTUBRO DE 2024
9h às 12h

INVESTIMENTO TOTAL

 ASSOCIADONÃO-ASSOCIADO
VALORESR$ 970,00R$ 1.455,00

FORMAS DE PAGAMENTO: Boleto Bancário; Depósito identificado; Empenho

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A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

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INFORMAÇÕES ÚTEIS

Você poderá adquirir somente esta aula avulsa ou caso queira adquirir o Programa Completo, acessar o site www.escolaaberje.com.br.

Os encontros serão online, através do ZOOM.
Pedimos, por favor, que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download

O pagamento você realizará somente se atingirmos o quórum suficiente e o curso for confirmado (lembrando que o curso poderá ser confirmado com até 3 dias antes da data do evento).