CURSOS LIVRES

CICLO DE PALESTRAS COM CONVIDADOS ESPECIAIS

SOBRE O CURSO

Essa Aula faz parte do Programa Avançado em Gestão da Reputação – Como obter a Licença Social para Operar – ONLINE,  destinado aos profissionais das áreas de comunicação e relações institucionais, que buscam se capacitar para atuar de forma mais eficiente sobre a chamada “Licença Social para Operar (LSO)”, que é um ativo intangível fundamental nos tempos atuais. Embora não seja um documento formal ou uma norma, é um elemento básico no relacionamento de uma organização com seus stakeholders, pois pressupõe um “contrato tácito”, uma percepção da comunidade e a sua aceitabilidade em relação a uma empresa e suas operações locais. É como se fosse uma “autorização informal fornecida pela sociedade à companhia”, para que esta inicie ou continue com suas atividades. Para se ter uma Licença Social para Operar, a organização precisa ser digna e ser percebida como tal pelos seus públicos de relacionamento e, por isso, a importância da gestão da reputação organizacional e a construção de fortes laços de confiança entre empresa e comunidade. A LSO reconhece as relações de poder existentes entre os grupos sociais, procura entender suas dinâmicas, suas necessidades e seus projetos, valorizando a cidadania corporativa, a transparência e o compliance, podendo ser usada pela empresa, inclusive, para reduzir impactos e negociar soluções positivas com as partes interessadas.
O curso avançado completo possui carga horária total de 48 horas. Você poderá adquirir o programa completo ou somente essa aula específica.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais das áreas de comunicação, relações institucionais, empresários, estrategistas, consultores e demais executivos.

  • 6
    HORAS

  • 2
    DIAS

     

  • AULA ONLINE
    VIA ZOOM

19 E 21 DE JUNHO DE 2024
9h às 12h

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

PROGRAMAÇÃO

Palestras e debates com os principais temas em Gestão da Reputação.

PROFESSORES

Paulo Nassar

Paulo Nassar

Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), Paulo Nassar é mestre (2001) e doutor (2006) em Ciências da Comunicação, na área de Relações Públicas, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e livre-docente (2013) pela mesma escola. Fez pós-doutorado pela IULM-Libera Università di Lingue e Comunicazione (Milão) e coordena o Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN – ECA/USP). Professor e coordenador do curso de Relações Públicas da ECA-USP (entre 04/2009 - 06/2015), é autor de “A comunicação da pequena empresa”, “O que é comunicação empresarial”, “Tudo é comunicação”, “Relações públicas na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memória institucional das organizações” e “Comunicação todo dia”. Organizou diversas obras e publicou mais de duzentos ensaios, artigos e capítulos de livros. É diretor-presidente da Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. É membro da Arthur W. Page Society, da Internacional Association of Business Communicators, da Public Relations Society of America e do Conselho da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. É também idealizador e criador do Brazilian Corporate Communications Day e da BR.PR magazine (a primeira revista global da comunicação empresarial brasileira) além de ser diretor editorial da revista Comunicação Empresarial. Ganhou em 2012 a distinção Atlas Award Lifetime Achievement International Public Relations, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA), prêmio que reconhece indivíduos que tenham feito contribuições extraordinárias para a prática e profissão de Relações Públicas em uma escala global.
Jorge Soto

Jorge Soto

Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem SA desde 2009. Professor do Curso de Mestrado Professional em Desenvolvimento Sustentável da EASP/FGV desde 2016. Desde 2011, Líder da Força-Tarefa de Advocacy em Energia e Mudanças Climáticas do ICCA (Conselho Internacional de Associações da Indústria Química). Desde 2020, co-líder do Grupo de Trabalho que está desenvolvendo um novo padrão internacional sobre Termonologia, Princípios e Guia para a implementação da Economia Circular na ISO. Presidente da Rede do Pacto Global no Brasil em 2013 e 2014. Co-presidente do Comitê Técnico da ISO que desenvolveu a norma ISO 20400, Compras Sustentáveis, entre 2013 e 2017. Engenheiro Químico pela UFBa. Mestre em Engenharia Química e PhD em Planejamento Ambiental pela COPPE/UFRJ.
Ibiapaba Netto

Ibiapaba Netto

Sólida experiência nas áreas de gestão, compliance, relações governamentais e comunicação, ocupando posições de chefia e liderança em diferentes setores. Atual diretor-executivo da Associação Nacional de Sucos Cítricos (CitrusBR), onde representa as maiores processadoras e exportadoras de suco de laranja do mundo em fóruns nacionais e internacionais. Responsável pela relação institucional do setor brasileiro de suco de laranja com governos, instituições científicas, representações diversas do agronegócio e imprensa. Experiência em estruturação de projetos e estratégias de comunicação. Autor do livro “A notícia relevante - um guia para as empresas entenderem o processo de decisão nas redações” (Aberje Editorial, 2017), conferencista. É membro do Conselho do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; Coordenador da Comissão de Comunicação do Instituto Pensar Agropecuária, braço técnico da Frente Parlamentar da Agropecuária e vice coordenador da comissão de relações internacionais da mesma entidade.
Marcelo Lyra

Marcelo Lyra

Marcelo Lyra atua há mais de 25 anos nos setores petroquímicos, de mídia e comunicação e em holdings com atuação multisetorial. Foi vice-presidente e diretor de empresas nacionais e multinacionais, nas áreas de relações institucionais, sustentabilidade, comunicação e de negócios. Tem ampla experiência em gestão de crise e reputação corporativa, construção de marcas, estratégias de posicionamento institucional, competitividade setorial e ambientes regulatórios. Lyra é formado em Engenharia Eletrônica com ênfase em Telecomunicações e tem pós-graduação em General Management pela Harvard Business School.
Marta de Vito

Marta de Vito

19 E 21 DE JUNHO DE 2024
9h às 12h

INVESTIMENTO TOTAL

 ASSOCIADONÃO-ASSOCIADO
VALORESR$ 970,00R$ 1.455,00

FORMAS DE PAGAMENTO: Boleto Bancário; Depósito identificado; Empenho

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A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

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INFORMAÇÕES ÚTEIS

Você poderá adquirir somente esta aula avulsa ou caso queira adquirir o Programa Completo, acessar o site www.escolaaberje.com.br.

Os encontros serão online, através do ZOOM.
Pedimos, por favor, que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download

O pagamento você realizará somente se atingirmos o quórum suficiente e o curso for confirmado (lembrando que o curso poderá ser confirmado com até 3 dias antes da data do evento).