CURSO LIVREEscola Aberje de Comunicação e Petrobras apresentam: A Importância dos Processos de Governança nos Patrocínios Culturais
INSCRIÇÕES ABERTAS
  • Data: 13, 20 e 27 de março de 2025
  • Aulas às quintas
  • Horário: 9h – 11h
  • Carga horária: 6 horas
  • Online
  • Patrocínio:

CONFIRMADO
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Curso organizado pela Escola Aberje de Comunicação e com Patrocínio da Petrobras, que visa capacitar profissionais para entender e aplicar práticas recomendáveis de governança na gestão de patrocínios culturais, com foco na Lei Rouanet e Lei do Audiovisual, em processos internos de empresas patrocinadoras.

O que você vai aprender?

  • Panorama Global sobre o Patrocínio em Cultura
  • Introdução e Primeiros Passos na Governança de Patrocínios
  • Prática Operacional dos Fluxos de Governança
  • Mensuração e Resultados Pós-Patrocínio
  • A Responsabilidade de Ser um Patrocinador – Desafios da Gestão Cultural

A quem se destina?

Capacitar profissionais para entender e aplicar práticas recomendáveis de governança na gestão de patrocínios culturais, com foco na Lei Rouanet e Lei do Audiovisual, em processos internos de empresas patrocinadoras.

PROGRAMA

Programação completa

Módulo 1: Introdução e Primeiros Passos na Governança de Patrocínios

  • Panorama Global sobre o Patrocínio em Cultura
  • Histórico das leis de incentivo, com foco nas Leis Federais de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet e Lei do Audiovisual).
  • Introdução ao modelo ideal de governança em patrocínios culturais.
  • Benefícios, possibilidades, regras e limites para empresas patrocinadoras.
  • O conceito ESG e como ele se alinha aos investimentos sociais privados em cultura.
  • Atividades práticas.

Módulo 2: Prática Operacional dos Fluxos de Governança

  • Envolvimento de diferentes áreas da empresa (comunicação, tributário, jurídico).
  • Recebimento e análise de propostas (editais): eficiência e isenção na avaliação.
  • Relações entre captadores e equipes internas: transparência e ética.
  • Estrutura de comitês para análise de projetos: regionais, modalidade de incentivo, corporativo.
  • Formalização de relacionamento: contratos, planos de trabalho, contrapartidas.
  • Atividades práticas.

Módulo 3: Mensuração e Resultados Pós-Patrocínio

  • A Responsabilidade de Ser um Patrocinador – Desafios da Gestão Cultural
  • Relatórios e indicadores de resultados pós-patrocínio (pelo proponente e pela empresa).
  • Verificação do cumprimento de contratos e planos de trabalho.
  • Geração de indicadores internos e externos.
  • Prestação de contas para comitês, acionistas, e CEOs.

INVESTIMENTO

  • ASSOCIADOS

    R$0,00
  • NÃO ASSOCIADOS

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