Programação completa
Módulo 1: Introdução e Primeiros Passos na Governança de Patrocínios
- Panorama Global sobre o Patrocínio em Cultura
- Histórico das leis de incentivo, com foco nas Leis Federais de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet e Lei do Audiovisual).
- Introdução ao modelo ideal de governança em patrocínios culturais.
- Benefícios, possibilidades, regras e limites para empresas patrocinadoras.
- O conceito ESG e como ele se alinha aos investimentos sociais privados em cultura.
- Atividades práticas.
Módulo 2: Prática Operacional dos Fluxos de Governança
- Envolvimento de diferentes áreas da empresa (comunicação, tributário, jurídico).
- Recebimento e análise de propostas (editais): eficiência e isenção na avaliação.
- Relações entre captadores e equipes internas: transparência e ética.
- Estrutura de comitês para análise de projetos: regionais, modalidade de incentivo, corporativo.
- Formalização de relacionamento: contratos, planos de trabalho, contrapartidas.
- Atividades práticas.
Módulo 3: Mensuração e Resultados Pós-Patrocínio
- A Responsabilidade de Ser um Patrocinador – Desafios da Gestão Cultural
- Relatórios e indicadores de resultados pós-patrocínio (pelo proponente e pela empresa).
- Verificação do cumprimento de contratos e planos de trabalho.
- Geração de indicadores internos e externos.
- Prestação de contas para comitês, acionistas, e CEOs.