Eventos que têm algo a dizer tornam-se estratégicos

Os eventos corporativos geram valor para as organizações pois colaboram, essencialmente e de diversas formas, para os resultados de caráter mercadológico: em outras palavras, colaboram para ampliação dos lucros. Empresas com visão estratégica percebem que os eventos também são relevantes para colaborar com resultados intangíveis do negócio. A complexidade, aqui, se relaciona com o nível de compreensão da empresa promotora do evento em relação aos possíveis resultados a serem obtidos por meio da comunicação.
Eventos são capazes, também, de gerar cumplicidade, criar vínculos e estimular sentimentos. Afinal de contas, estamos falando de uma mídia alternativa quente. E como mídia, quando bem planejados, comunicam de forma muito eficiente. Cada evento precisa apresentar resultados mensuráveis para as organizações promotoras, patrocinadoras, apoiadoras e demais públicos envolvidos. Mas precisa, principalmente, fazer sentido para o participante, ser uma atividade que valha a pena pelo tempo dedicado, o dinheiro investido, a energia gasta, de tal forma que no final do dia, o participante perceba que o evento provocou uma transformação positiva em sua vida.
Por sua maleabilidade e dependendo da criatividade e da forma como é planejado, se ajustam a cada cultura, às características de cada negócio, aos interesses de cada objetivo traçado. Portanto, não existe um evento igual ao outro. Se não existe um evento igual ao outro, não existem fórmulas prontas para solucionar suas questões. As técnicas de organização e de planejamento talvez sofram evoluções ao longo do tempo. No entanto, o que muda com muita agilidade, além da tecnologia é o comportamento das pessoas. Então, para não errar, o profissional de eventos tem que ser curioso, aprender a perguntar e, principalmente, a ouvir, para que possa compreender os anseios, as dores e as necessidades dos públicos, para planejar e organizar o evento que atenda aos objetivos de cada público envolvido.
Devemos planejar o evento para que ele seja compatível aos interesses de todos os públicos envolvidos em seu processo: organização promotora do evento, público-alvo, mas também para os patrocinadores, os apoiadores, os fornecedores, os parceiros, os membros da comunidade local, os colaboradores da empresa promotora, os jornalistas, os influenciadores, as autoridades, entre tantos outros que serão impactados pelo evento em maior ou menor grau. De alguma forma, caso os públicos não estejam contemplados em seus objetivos específicos em torno do evento, os resultados podem ficar comprometidos.
Para impactar, o evento depende de um sistema de divulgação eficiente, os públicos precisam saber que ele será realizado em determinado momento, seu local, e que acontecerá de maneira presencial, virtual ou hibrida. Tornar o evento conhecido é fundamental para que o público-alvo tenha interesse em fazer parte, que dedique seu tempo para vivenciar a sua programação e, com isso, absorva a mensagem a ser comunicada pela organização promotora de forma plena.
Evento é conexão entre pessoas, e isso só acontece por meio da comunicação.