MBA
GESTÃO DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Pós-graduação (lato sensu) em Gestão da Comunicação Empresarial para profissionais com formação superior que almejam posições de liderança.
SOBRE O CURSO
O MBA Aberje em Gestão da Comunicação Empresarial é destinado a profissionais com formação superior, que almejam posições de liderança em Comunicação Empresarial em organizações de todos os segmentos e portes e que queiram aprimorar seus conhecimentos, habilidades e competências gerenciais.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais que desejam adquirir uma perspectiva mais ampla, gerencial e internacional em comunicação empresarial
400
HORAS16
DISCIPLINASAULAS
ONLINE
VIA ZOOM
FAÇA SUA PRÉ INSCRIÇÃO AQUI
O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER
disciplina 1: Visão Estratégica da Comunicação Empresarial
- carga horária: 24h
Visão estratégica e geração de valor nas organizações; conceitos básicos de estratégia empresarial (vantagem competitiva, diferenciação, estratégia baseada em custos, recursos e competências, inovação, análise dos ambientes externos e internos, cadeia de valor, balanced scorecard e mapas estratégicos); principais escolas do pensamento estratégico; planejamento da comunicação: etapas e pressupostos.
disciplina 2: Responsabilidade Social Corporativa, Sustentabilidade e Relacionamento com Stakeholders
- carga horária: 24h
Sustentabilidade, geração de valor reputacional e o papel da comunicação nesse contexto: informar, envolver e sensibilizar consumidores, funcionários, fornecedores, comunidades e toda a sociedade em torno dos princípios, valores e práticas socioambientais da organização. Papel da comunicação no diálogo com stakeholders e na gestão das práticas sustentáveis. O relatório de sustentabilidade.
disciplina 3: Comunicação em apoio aos líderes e à mudança organizacional
- carga horária: 15h
Capacitação para a gestão de relacionamentos internos e externos no contexto organizacional. Liderança, engajamento, mediação de conflitos e alinhamento estratégico. Desenvolvimento organizacional. Prática e técnica de diálogo. Inteligência emocional. Comunicação como comportamento. Dinâmicas inclusivas.
disciplina 4: Relações Governamentais e Institucionais
- carga horária: 15h
Relações Governamentais e Institucionais: conceitos, abordagens, práticas. Relacionamento com principais stakeholders. Empresas, entidades setoriais, relações interinstitucionais. Dimensões do planejamento em relações governamentais e institucionais. Perfil profissional. Desafios contemporâneos. Estudos de casos.
disciplina 5: Tópicos Avançados em Carreira e Mercado de Comunicação
- carga horária: 15h
Comunicador como gestor do capital simbólico nas organizações; formação e atuação generalista versus formação e atuação especializada; desempenho da comunicação de variados setores da economia; mercado de comunicação e relações de trabalho; empreendedorismo e criatividade.
disciplina 6: Diversidade na Comunicação e nas Organizações
- carga horária: 12h
Diversidade é o assunto do momento e cada vez mais organizações têm se aproximado deste tema. Diversidade e inclusão estão diretamente relacionadas a benefícios para a sociedade e resultados para as organizações, sobretudo na forma de criatividade, engajamento e inovação. Nesta disciplina são discutidas as questões de gênero, raça, LGBT, pessoas com deficiências, entre outros grupos, associadas à comunicação e às políticas de RH.
disciplina 7: Comunicação Interna
- carga horária: 24h
Estudo dos objetivos, conceitos básicos, principais elementos e definições da comunicação interna: Reflexão e compreensão sobre os principais desafios da comunicação interna na contemporaneidade e nas organizações; O Planejamento Estratégico das empresas e o seu desdobramento em Planos de Comunicação Interna: definir objetivos, metas e indicadores: preparar para mensurar resultados; Conhecer o público interno e os principais desafios para engajá-lo aos objetivos estratégicos das organizações; Mudança de paradigma: de transmissional para relacional (por que e como mudar); O Sistema de Comunicação Interna ideal para cada organização: objetivos, agentes, canais, fluxos, formatos, conteúdos, periodicidades; Interlocutores da comunicação interna (liderança, colaboradores, correspondentes, multiplicadores, comitês, principais interfaces): papéis, responsabilidades e desafios; Relação entre Comunicação Interna, Endomarketing e Endobranding; Cultura Organizacional, Gestão da Mudança, Engajamento, Imagem e Reputação; Sinergia com os Planos de Comunicação Externa.
disciplina 8: Gestão da Comunicação Digital
- carga horária: 24h
Comunicação digital no contexto contemporâneo: interfaces e tecnologias. Redes digitais. Processos infocomunicacionais. Linguagem, formatos, modelos. Organizações no contexto digital. Gestão e produção da comunicação corporativa no contexto digital. Atuação estratégica em ambientes digitais.
disciplina 9: Narrativas organizacionais, afetividade e humanização na comunicação organizacional
- carga horária: 24h
A disciplina busca refletir sobre o fazer comunicação segundo tendências comportamentais – vulnerabilidade, formato artesanal, narrativas de si, interdependência, colaboração e diversão – apresentando novos modelos discursivos para a comunicação organizacional. Compreendendo as novas demandas sociais em termos de viabilização de espaços para múltiplas vozes, sem centralidade na organização e em seus interesses, busca-se dar origem a novas narrativas e a novos sistemas condutores de interrelação, onde a riqueza de relatos de vida como recurso discursivo na comunicação das organizações traz direta atração de atenção, em momentos de sobreidentificação, cumplicidade, afetividade e surpresa. A proposta da disciplina é fornecer a teorização necessária para entender a inserção do storytelling na estratégia comunicativa, com visualização e discussão de exemplos de uso em várias interfaces, buscando detectar as fórmulas que podem funcionar melhor para contar histórias no ambiente de trabalho – em especial para comunicação interna. Como tema de crescente interesse e debate, a ideia é consolidar o conceito de storytelling e diferenciar visões correntes.
disciplina 10: Relacionamento com a Mídia
- carga horária: 24h
A velocidade com que fatos são noticiados na contemporaneidade permite que muitas vezes sejam criados diversos vieses, gerando ambientes de animosidade entre organizações e seus públicos. A comunicação em ambientes turbulentos deve ser parte do planejamento de organizações que tenham em conta a gestão de riscos de imagem e a valorização de suas reputações como valor agregado, otimizando relacionamentos e gerando resultados. O gerenciamento da comunicação de questões públicas é fundamental para que se estabeleçam relações de confiança entre organizações e públicos estratégicos e, de forma mais abrangente, opinião pública favorável. Dessa forma o relacionamento com a mídia se insere como o gestor desse processo de enunciação corporativa, mediando mensagens, recepções e relacionamentos.
disciplina 11: Gerenciamento da Comunicação de Crises
- carga horária: 24h
O cenário contemporâneo: organizações sob permanente vigilância. Opinião pública, ética empresarial, valores e relações entre crises e a gestão da reputação. Relação entre análise de riscos e crises. Gerenciamento de crises e o papel da comunicação. Gerenciamento da Comunicação de Crises. Relevância estratégica da comunicação de crises. Papel do comunicador e interfaces com outras áreas da organização. Plano de gerenciamento da comunicação de crises.
disciplina 12: Pesquisa e Mensuração de Resultados em Comunicação
- carga horária: 24h
Relevância da pesquisa para a gestão estratégica da comunicação. Pesquisa e diagnóstico situacional – etapa do planejamento de comunicação. Pesquisa como instrumento de mensuração de resultados em comunicação. Pesquisa: objetivos, etapas, formatos.
disciplina 13: Comunicação em Programas de Ética e Compliance
- carga horária: 24h
Demandas organizacionais em ética e Compliance e o papel da comunicação para o desenvolvimento moral na cultura das organizações. Processo humano de significação para o agir moralmente e a eticidade limitada. Aspectos da cultura brasileira e as influências na ética organizacional. Legitimidade e responsabilidade histórica: O Ethics Score da organização. Análise da cultura organizacional para o planejamento das estratégias de comunicação. Fases dos Programas de Ética e Compliance e o papel da comunicação. Estratégias de comunicação para o desenvolvimento da ética e do compliance. Comunicação de manutenção e atualização.
disciplina 14: Metodologia de Pesquisa em Comunicação
- carga horária: 9h
Discussão quanto às tipologias que podem ser utilizadas no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), normas da ABNT, temas e escopo geral.
disciplina 15: Planejamento e Gestão de Projetos de Comunicação Empresarial
- carga horária: 24h
Alinhamento entre comunicação corporativa, planejamento estratégico e processos de tomada de decisões e construção da reputação organizacional. Etapas do planejamento de Comunicação. Comunicação integrada e corresponsabilidade com outras áreas e unidades de negócios. Aspectos práticos da gestão de projetos. Projetos de comunicação: características, etapas, objetivos. Análise financeira de projetos e gestão da viabilidade dos planos de comunicação.
disciplina 16: Comunicação Mercadológica e Branding no composto da Comunicação Integrada
- carga horária: 24h
A importância da estratégia de marcas. Comportamento empresarial frente ao empoderamento dos cidadãos e impactos sobre o planejamento de marketing no composto de comunicação integrada. Dimensões de planejamento, implementação e gestão no contexto da comunicação mercadológica e do branding. Marcas e construção de valor social. Comunicação mercadológica, branding e crise representativa. Narrativas e construção de marcas. Estudos de caso, exercícios.
Seminários Especializados
Práticas e ações de comunicação compartilhados por meio de palestras e seminários elaborados e ministrados por convidados que atuam em consultorias e empresas de diferentes setores e segmentos, na área de comunicação corporativa ou atividades correlatas.
CARGA HORÁRIA DO CURSO
- Disciplinas Curriculares 330
- Seminários Especializados 30
- Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 40
- Carga Horária Total 400
TURMAS E HORÁRIOS
TURMA SEMANAL | NOTURNO
3ª e 5ª
das 19h30 às 22hTURMA QUINZENAL
6ª das 19h30 às 23h
sábado das 9h30 às 18h
Obs.: Devido a pandemia, estamos com as aulas na modalidade online (ao vivo) e também para atender o público de fora de São Paulo. Os encontros serão online, através do ZOOM. Pedimos, por favor, que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download
PROCESSO DE SELEÇÃO
1 inscrição on line2 processo seletivo
on line3 entrevista on line4 matrícula
MATRÍCULA
A matrícula é efetuada pelo candidato selecionado, ou por seu procurador, mediante entrega de cópias simples (por e-mail no formato PDF) dos documentos abaixo listados.
Documentos necessários:
- Diploma de Graduação – O diploma de graduação obtido por brasileiro em instituição estrangeira deverá obrigatoriamente estar validado nos termos da Legislação Brasileira vigente.
- Histórico Escolar da Graduação
- RG
- CPF
- Comprovante de residência
- Uma fotografia 3×4 recente
CERTIFICAÇÃO
O Certificado de Conclusão do MBA será emitido pela Escola Superior de Engenharia e Gestão – ESEG, mantida pelo Grupo Educacional ETAPA, em parceria com a Aberje, em acordo com a legislação vigente, Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007, desde que o aluno participante tenha:
- Acompanhado o curso de modo satisfatório, de acordo com os padrões exigidos pela Coordenação;
- Frequentado ao menos 50% (cinquenta por cento) das aulas programadas para cada disciplina e 75% (setenta e cinco por cento) do total das aulas do curso;
- Obtido aprovação nas avaliações a que for submetido, bem como na monografia referente ao TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)
INVESTIMENTO TOTAL | PROGRAMA COMPLETO
ASSOCIADO
18 x R$ 1.082,00
NÃO ASSOCIADO
18 x R$ 1.378,00
PROFESSORES
Veja o curriculo
Rozalia Del Gaudio, Dra. Veja o curriculo
Rodrigo Padrón Franco Veja o curriculo
Pollyana Ferrari Veja o curriculo
Luiz Chinan, Esp. Veja o curriculo
Carlos Parente Veja o curriculo
Diogo Souto Veja o curriculo
Gilberto Galan, Esp. Veja o curriculo
Daniela Biondo, Me. Veja o curriculo
Joao Jose Forni Veja o curriculo
Mauricio Pontes Veja o curriculo
Cynthia Provedel, Me. Veja o curriculo
Ágatha Camargo Paraventi, Dra. Veja o curriculo
Suzel Figueiredo, Me. Veja o curriculo
Natália de Campos Tamura, Dra. Veja o curriculo
Emiliana Pomarico Ribeiro, Dra. Veja o curriculo
Daniela Senador Veja o curriculo
Vânia Bueno Cury, Esp. Veja o curriculo
Else Lemos, Dra. Veja o curriculo
Malu Weber Veja o curriculo
Ricardo Sales Veja o curriculo
Gisele Souza, Me.
CONTATO
Secretaria Alessandro Marinelli
- (links de acesso, certificados, dúvidas com inscrições e outros assuntos)
- tel: (11) 5627-9090 Ramal 844
- email: cursos@aberje.com.br
Comercial Lidiane Minhoto
- (inscrições; negociação de valores; envio de documentos)
- tel: (11) 5627-9090 Ramal 845
- email: lidiane@aberje.com.br
Gerente Executiva Emiliana Pomarico
- tel: (11) 5627-9090 Ramal 837
- email: emiliana@aberje.com.br