MBA

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Pós-graduação (lato sensu) em Gestão da Comunicação Empresarial para profissionais com formação superior que almejam posições de liderança.

SOBRE O CURSO

O MBA Aberje em Gestão da Comunicação Empresarial é destinado a profissionais com formação superior, que almejam posições de liderança em Comunicação Empresarial em organizações de todos os segmentos e portes e que queiram aprimorar seus conhecimentos, habilidades e competências gerenciais.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais que desejam adquirir uma perspectiva mais ampla, gerencial e internacional em comunicação empresarial

  • 400
    HORAS

  • 16
    DISCIPLINAS

  • AULAS
    ONLINE
    VIA ZOOM

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Semanal
Quinzenal
Eu autorizo a coleta/utilização do meu nome e e-mail para envio de comunicados da Aberje, junto com o compartilhamento aos patrocinadores e apoiadores deste evento/curso.
Para qualquer questão, entrar em contato com a equipe responsável pelo telefone (11) 5627-9090 R. 844 ou mba@aberje.com.br.

O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER

disciplina 1: Visão Estratégica da Comunicação Empresarial

  • carga horária: 24h
  • Visão estratégica e geração de valor nas organizações; conceitos básicos de estratégia empresarial (vantagem competitiva, diferenciação, estratégia baseada em custos, recursos e competências, inovação, análise dos ambientes externos e internos, cadeia de valor, balanced scorecard e mapas estratégicos); principais escolas do pensamento estratégico; planejamento da comunicação: etapas e pressupostos.

disciplina 2: Responsabilidade Social Corporativa, Sustentabilidade e Relacionamento com Stakeholders

  • carga horária: 24h
  • Sustentabilidade, geração de valor reputacional e o papel da comunicação nesse contexto: informar, envolver e sensibilizar consumidores, funcionários, fornecedores, comunidades e toda a sociedade em torno dos princípios, valores e práticas socioambientais da organização. Papel da comunicação no diálogo com stakeholders e na gestão das práticas sustentáveis. O relatório de sustentabilidade.

disciplina 3: Comunicação em apoio aos líderes e à mudança organizacional

  • carga horária: 15h
  • Capacitação para a gestão de relacionamentos internos e externos no contexto organizacional. Liderança, engajamento, mediação de conflitos e alinhamento estratégico. Desenvolvimento organizacional. Prática e técnica de diálogo. Inteligência emocional. Comunicação como comportamento. Dinâmicas inclusivas.

disciplina 4: Relações Governamentais e Institucionais

  • carga horária: 15h
  • Relações Governamentais e Institucionais: conceitos, abordagens, práticas. Relacionamento com principais stakeholders. Empresas, entidades setoriais, relações interinstitucionais. Dimensões do planejamento em relações governamentais e institucionais. Perfil profissional. Desafios contemporâneos. Estudos de casos.

disciplina 5: Tópicos Avançados em Carreira e Mercado de Comunicação

  • carga horária: 15h
  • Comunicador como gestor do capital simbólico nas organizações; formação e atuação generalista versus formação e atuação especializada; desempenho da comunicação de variados setores da economia; mercado de comunicação e relações de trabalho; empreendedorismo e criatividade.

disciplina 6: Diversidade na Comunicação e nas Organizações

  • carga horária: 12h
  • Diversidade é o assunto do momento e cada vez mais organizações têm se aproximado deste tema. Diversidade e inclusão estão diretamente relacionadas a benefícios para a sociedade e resultados para as organizações, sobretudo na forma de criatividade, engajamento e inovação. Nesta disciplina são discutidas as questões de gênero, raça, LGBT, pessoas com deficiências, entre outros grupos, associadas à comunicação e às políticas de RH.

disciplina 7: Comunicação Interna

  • carga horária: 24h
  • Estudo dos objetivos, conceitos básicos, principais elementos e definições da comunicação interna: Reflexão e compreensão sobre os principais desafios da comunicação interna na contemporaneidade e nas organizações; O Planejamento Estratégico das empresas e o seu desdobramento em Planos de Comunicação Interna: definir objetivos, metas e indicadores: preparar para mensurar resultados; Conhecer o público interno e os principais desafios para engajá-lo aos objetivos estratégicos das organizações; Mudança de paradigma: de transmissional para relacional (por que e como mudar); O Sistema de Comunicação Interna ideal para cada organização: objetivos, agentes, canais, fluxos, formatos, conteúdos, periodicidades; Interlocutores da comunicação interna (liderança, colaboradores, correspondentes, multiplicadores, comitês, principais interfaces): papéis, responsabilidades e desafios;  Relação entre Comunicação Interna, Endomarketing e Endobranding; Cultura Organizacional, Gestão da Mudança, Engajamento, Imagem e Reputação; Sinergia com os Planos de  Comunicação Externa.

disciplina 8: Gestão da Comunicação Digital

  • carga horária: 24h
  • Comunicação digital no contexto contemporâneo: interfaces e tecnologias. Redes digitais. Processos infocomunicacionais. Linguagem, formatos, modelos. Organizações no contexto digital. Gestão e produção da comunicação corporativa no contexto digital. Atuação estratégica em ambientes digitais.

disciplina 9: Narrativas organizacionais, afetividade e humanização na comunicação organizacional

  • carga horária: 24h
  • A disciplina busca refletir sobre o fazer comunicação segundo tendências comportamentais – vulnerabilidade, formato artesanal, narrativas de si, interdependência, colaboração e diversão – apresentando novos modelos discursivos para a comunicação organizacional. Compreendendo as novas demandas sociais em termos de viabilização de espaços para múltiplas vozes, sem centralidade na organização e em seus interesses, busca-se dar origem a novas narrativas e a novos sistemas condutores de interrelação, onde a riqueza de relatos de vida como recurso discursivo na comunicação das organizações traz direta atração de atenção, em momentos de sobreidentificação, cumplicidade, afetividade e surpresa. A proposta da disciplina é fornecer a teorização necessária para entender a inserção do storytelling na estratégia comunicativa, com visualização e discussão de exemplos de uso em várias interfaces, buscando detectar as fórmulas que podem funcionar melhor para contar histórias no ambiente de trabalho – em especial para comunicação interna. Como tema de crescente interesse e debate, a ideia é consolidar o conceito de storytelling e diferenciar visões correntes.

disciplina 10: Relacionamento com a Mídia

  • carga horária: 24h
  • A velocidade com que fatos são noticiados na contemporaneidade permite que muitas vezes sejam criados diversos vieses, gerando ambientes de animosidade entre organizações e seus públicos. A comunicação em ambientes turbulentos deve ser parte do planejamento de organizações que tenham em conta a gestão de riscos de imagem e a valorização de suas reputações como valor agregado, otimizando relacionamentos e gerando resultados. O gerenciamento da comunicação de questões públicas é fundamental para que se estabeleçam relações de confiança entre organizações e públicos estratégicos e, de forma mais abrangente, opinião pública favorável. Dessa forma o relacionamento com a mídia se insere como o gestor desse processo de enunciação corporativa, mediando mensagens, recepções e relacionamentos.

disciplina 11: Gerenciamento da Comunicação de Crises

  • carga horária: 24h
  • O cenário contemporâneo: organizações sob permanente vigilância. Opinião pública, ética empresarial, valores e relações entre crises e a gestão da reputação. Relação entre análise de riscos e crises. Gerenciamento de crises e o papel da comunicação. Gerenciamento da Comunicação de Crises. Relevância estratégica da comunicação de crises.  Papel do comunicador e interfaces com outras áreas da organização. Plano de gerenciamento da comunicação de crises.

disciplina 12: Pesquisa e Mensuração de Resultados em Comunicação

  • carga horária: 24h
  • Relevância da pesquisa para a gestão estratégica da comunicação. Pesquisa e diagnóstico situacional – etapa do planejamento de comunicação. Pesquisa como instrumento de mensuração de resultados em comunicação. Pesquisa: objetivos, etapas, formatos.

disciplina 13: Comunicação em Programas de Ética e Compliance

  • carga horária: 24h
  • Demandas organizacionais em ética e Compliance e o papel da comunicação para o desenvolvimento moral na cultura das organizações. Processo humano de significação para o agir moralmente e a eticidade limitada. Aspectos da cultura brasileira e as influências na ética organizacional. Legitimidade e responsabilidade histórica: O Ethics Score da organização. Análise da cultura organizacional para o planejamento das estratégias de comunicação. Fases dos Programas de Ética e Compliance e o papel da comunicação. Estratégias de comunicação para o desenvolvimento da ética e do compliance. Comunicação de manutenção e atualização.

disciplina 14: Metodologia de Pesquisa em Comunicação

  • carga horária: 9h
  • Discussão quanto às tipologias que podem ser utilizadas no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), normas da ABNT, temas e escopo geral.

disciplina 15: Planejamento e Gestão de Projetos de Comunicação Empresarial

  • carga horária: 24h
  • Alinhamento entre comunicação corporativa, planejamento estratégico e processos de tomada de decisões e construção da reputação organizacional. Etapas do planejamento de Comunicação. Comunicação integrada e corresponsabilidade com outras áreas e unidades de negócios. Aspectos práticos da gestão de projetos. Projetos de comunicação: características, etapas, objetivos. Análise financeira de projetos e gestão da viabilidade dos planos de comunicação.

disciplina 16: Comunicação Mercadológica e Branding no composto da Comunicação Integrada

  • carga horária: 24h
  • A importância da estratégia de marcas. Comportamento empresarial frente ao empoderamento dos cidadãos e impactos sobre o planejamento de marketing no composto de comunicação integrada. Dimensões de planejamento, implementação e gestão no contexto da comunicação mercadológica e do branding.  Marcas e construção de valor social. Comunicação mercadológica, branding e crise representativa. Narrativas e construção de marcas. Estudos de caso, exercícios.

Seminários Especializados

  • Práticas e ações de comunicação compartilhados por meio de palestras e seminários elaborados e ministrados por convidados que atuam em consultorias e empresas de diferentes setores e segmentos, na área de comunicação corporativa ou atividades correlatas.

CARGA HORÁRIA DO CURSO

  • Disciplinas Curriculares 330
  • Seminários Especializados 30
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 40
  • Carga Horária Total 400

TURMAS E HORÁRIOS

  • TURMA SEMANAL | NOTURNO

    3ª e 5ª
    das 19h30 às 22h

  • TURMA QUINZENAL

    das 19h30 às 23h
    sábado das 9h30 às 18h

Obs.: Devido a pandemia, estamos com as aulas na modalidade online (ao vivo) e também para atender o público de fora de São Paulo. Os encontros serão online, através do ZOOM. Pedimos, por favor, que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download

PROCESSO DE SELEÇÃO

  • 1inscrição on line
  • 2processo seletivo
    on line
  • 3entrevista on line
  • 4matrícula

MATRÍCULA

A matrícula é efetuada pelo candidato selecionado, ou por seu procurador, mediante entrega de cópias simples (por e-mail no formato PDF) dos documentos abaixo listados.

Documentos necessários:

  • Diploma de Graduação – O diploma de graduação obtido por brasileiro em instituição estrangeira deverá obrigatoriamente estar validado nos termos da Legislação Brasileira vigente.
  • Histórico Escolar da Graduação
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Uma fotografia 3×4 recente

CERTIFICAÇÃO

O Certificado de Conclusão do MBA será emitido pela Escola Superior de Engenharia e Gestão – ESEG, mantida pelo Grupo Educacional ETAPA, em parceria com a Aberje, em acordo com a legislação vigente, Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007, desde que o aluno participante tenha:

  • Acompanhado o curso de modo satisfatório, de acordo com os padrões exigidos pela Coordenação;
  • Frequentado ao menos 50% (cinquenta por cento) das aulas programadas para cada disciplina e 75% (setenta e cinco por cento) do total das aulas do curso;
  • Obtido aprovação nas avaliações a que for submetido, bem como na monografia referente ao TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)

INVESTIMENTO TOTAL | PROGRAMA COMPLETO

CONTATO

Secretaria Alessandro Marinelli

  • (links de acesso, certificados, dúvidas com inscrições e outros assuntos)
  • tel: (11) 5627-9090 Ramal 844
  • email: cursos@aberje.com.br

Comercial Lidiane Minhoto

  • (inscrições; negociação de valores; envio de documentos)
  • tel: (11) 5627-9090 Ramal 845
  • email: lidiane@aberje.com.br

Gerente Executiva Emiliana Pomarico