MBA
ABERJE/FGV
GESTÃO DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Pós-graduação (lato sensu) em Gestão da Comunicação Empresarial para profissionais com formação superior que almejam posições de liderança.
SOBRE O CURSO
O MBA em Gestão da Comunicação Empresarial é uma oportunidade para que profissionais de Comunicação desenvolvam o papel estratégico dessa área nas organizações contemporâneas e atuem na gestão da comunicação com base nas melhores práticas de mercado. O curso é focado em oferecer as bases para a evolução do profissional, na sua preparação para posições de liderança, atuação gerencial, atualização tecnológica e aprimoramento no conhecimento sobre as novas tendências em comunicação.
Fruto de parceria inédita firmada entre Aberje e FGV, o programa visa ao equilíbrio entre teorias e práticas da comunicação empresarial, com forte visão gerencial transversal ao currículo. Parte da carga horária privilegia conceitos, pesquisas e ferramentas apresentados por meio de aulas expositivas e a partir de metodologias ativas de aprendizagem. De forma complementar, a outra parte do curso foca no ensino prático, levando-se em consideração a experiência prática de professores e profissionais de destaque no mercado selecionados pela Aberje e pela FGV.
A grade curricular do curso tem três módulos: gestão estratégica de públicos, gestão estratégica de conteúdos, além de planejamento e gestão de projetos.
Para obter o certificado, é preciso apresentar TCC em forma de artigo ou projeto aplicado.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais que desejam adquirir uma perspectiva mais ampla e gerencial em comunicação empresarial
Duração:
1 ano e meio432
HORAS17
DISCIPLINAS
(aulas online Via Zoom)
FAÇA SUA PRÉ INSCRIÇÃO AQUI
O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER
Módulo 1
disciplina 1: Visão Estratégica da Comunicação Empresarial
- carga horária: 24h
- Visão estratégica e geração de valor nas organizações;
- Conceitos básicos de estratégia empresarial (vantagem competitiva, diferenciação, estratégia baseada em custos, recursos e competências, inovação, análise dos ambientes externos e internos, cadeia de valor, balanced scorecard e mapas estratégicos);
- Principais escolas do pensamento estratégico
- Planejamento da comunicação: etapas e pressupostos.
disciplina 2: Comunicação Interna
- carga horária: 24h
- Reflexão e compreensão sobre os principais desafios da comunicação interna nas organizações: Planejamento Estratégico e seu desdobramento em Planos de Comunicação Interna;
- Conhecer o público interno e os principais desafios para engajá-lo aos objetivos estratégicos das organizações;
- Interlocutores da comunicação interna: papéis, responsabilidades e desafios;
- Relação entre Comunicação Interna, Endomarketing e Endobranding.
disciplina 3: Antropologia, Cultura Organizacional e Gestão de Mudanças
- carga horária: 24h
- Antropologia e comunicação: mitos, ritos e rituais na cultura organizacional
- O Sistema de Comunicação Interna ideal para cada organização;
- Mudança de paradigma: de transmissional para relacional (por que e como mudar);
- Cultura Organizacional, Gestão da Mudança, Engajamento, Imagem e Reputação;
- Sinergia com os Planos de Comunicação Externa.
disciplina 4: Diversidade na Organização
- carga horária: 24h
- Questões de gênero, raça, LGBT, pessoas com deficiências, entre outros grupos, associadas à comunicação e às políticas de RH;
- Os impactos sociais de uma comunicação empresarial que contemple a diversidade e a inclusão;
- Resultados para as organizações, na forma de criatividade, engajamento e inovação.
disciplina 5: Relações Governamentais e Institucionais
- carga horária: 24h
- Relações Governamentais e Institucionais: conceitos, abordagens, práticas;
- Relacionamento com principais stakeholders;
- Empresas, entidades setoriais, relações interinstitucionais;
- Dimensões do planejamento em relações governamentais e institucionais.
disciplina 6: Opinião Pública e Relacionamento com a Mídia
- carga horária: 24h
- Gestão de riscos de imagem e valorização de reputação como valor agregado;
- Gerenciamento da comunicação de questões públicas para uma opinião pública favorável;
- Relacionamento com a mídia para mediar processos de enunciação corporativa.
Módulo 2
disciplina 7: Gestão da Comunicação Digital
- carga horária: 24h
- Gestão estratégica da comunicação corporativa no contexto digital;
- Tendências: comunicação digital no contexto contemporâneo, interfaces e tecnologias;
- Atuação estratégica em ambientes digitais;
- Mensuração de ações de comunicação digital.
disciplina 8: Planejamentos tático e estratégico de conteúdo
- carga horária: 24h
- Uso tático e estratégico de conteúdo frente ao planejamento estratégico de comunicação;
- Etapas do planejamento tático de conteúdo;
- Etapas do planejamento estratégico de conteúdo;
- Diferenças e sinergias entre o planejamento tático e o planejamento estratégico de conteúdo.
disciplina 9: Storytelling - Afetividade e humanização nas narrativas organizacionais
- carga horária: 24h
- Reflexões sobre o fazer comunicação segundo tendências comportamentais (vulnerabilidade, formato artesanal, narrativas de si, interdependência, colaboração e diversão), apresentando novos modelos discursivos para a comunicação organizacional;
- As novas demandas sociais em termos de viabilização de espaços para múltiplas vozes, sem centralidade na organização e em seus interesses.
disciplina 10: Regulação para Comunicação Empresarial
- carga horária: 24h
- Normas jurídicas relacionadas à atividade profissional de comunicação: Direitos Constitucionais, Marco Civil da Internet, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Direito do Consumidor.
- Tendências legislativas relacionadas à mídia, informação e desinformação.
disciplina 11: Comunicação mercadológica e branding
- carga horária: 24h
- Importância da estratégia das marcas e construção de valor social;
- Comportamento empresarial frente ao empoderamento dos cidadãos e seus impactos no planejamento de marketing no composto de comunicação integrada;
- Dimensões de planejamento, implementação e gestão no contexto da comunicação mercadológica e do branding;
Comunicação mercadológica, branding e crise representativa.
Módulo 3
disciplina 12: Pesquisa e Mensuração de Resultados em Comunicação
- carga horária: 24h
- Relevância da pesquisa para a gestão estratégica da comunicação;
- Pesquisa e diagnóstico situacional para o planejamento de comunicação;
- Pesquisa como instrumento de mensuração de resultados em comunicação;
- Pesquisa: objetivos, etapas, formatos.
disciplina 13: Planejamento e gestão de projetos de comunicação empresarial
- carga horária: 24h
- Alinhamento entre comunicação corporativa, planejamento estratégico, tomada de decisão para construção de reputação organizacional;
- Comunicação integrada e corresponsabilidade com outras áreas e unidades de negócios;
- Etapas do planejamento de projetos;
- Aspectos práticos da gestão de projetos;
- Análise financeira de projetos e gestão da viabilidade dos planos de comunicação.
disciplina 14: Metodologias Ágeis
- carga horária: 24h
- O que é agilidade no contexto organizacional?
- As principais metodologias ágeis: Scrum, OKR e Kanban;
- Organização de times em Squad;
- Como trabalhar com priorização e MVP;
- Management 3.0 para criar uma liderança colaborativa e facilitadora.
disciplina 15: Comunicação em programas de ética e compliance
- carga horária: 24h
- Demandas organizacionais em ética e Compliance e o papel da comunicação para o desenvolvimento moral na cultura das organizações;
- Legitimidade e responsabilidade histórica: O Ethics Score da organização;
- Fases dos Programas de Ética e Compliance e o papel da comunicação;
Estratégias de comunicação para o desenvolvimento da ética e do compliance.
disciplina 16: Gerenciamento da comunicação de crises
- carga horária: 24h
- Relevância estratégica da comunicação de crises no cenário contemporâneo de permanente vigilância;
- Opinião pública, ética empresarial e valores na gestão de crises de reputação;
- Análise de riscos e gestão de crise;
- O papel da comunicação no gerenciamento de crises
- Plano de gerenciamento da comunicação de crise.
disciplina 17: Governanças ambiental, social e corporativa (ESG)
- carga horária: 24h
- Sustentabilidade, geração de valor reputacional e o papel da comunicação;
- Como informar, envolver e sensibilizar consumidores, funcionários, fornecedores, comunidades e toda a sociedade em torno dos princípios, valores e práticas socioambientais da organização;
- Papel da comunicação no diálogo com stakeholders e na gestão de práticas sustentáveis;
- Relatório de sustentabilidade.
Seminários Especializados
Ao todo serão realizados 3 seminários especializados de forma híbrida, um a cada final de módulo – com práticas e ações de comunicação compartilhados por meio de palestras, dinâmicas e seminários elaborados e ministrados por convidados que atuam em consultorias e empresas de diferentes setores e segmentos, na área de comunicação corporativa ou atividades correlatas.
*Os seminários são presenciais, mas pessoas de fora de São Paulo que não puderem estar presentes, terão a opção em acompanhar de forma online.
CARGA HORÁRIA DO CURSO
- Disciplinas Curriculares + TCC 408
- Seminários Especializados 24
- Carga Horária Total 432
TURMAS E HORÁRIOS
TURMA SEMANAL | NOTURNO
3ª e 5ª
das 19h às 22h20Início da próxima turma:
6 de outubro de 2022
Obs.: As aulas são na modalidade online (ao vivo), com 3 encontros híbridos, ao final de cada módulo, em Seminários Especializados. *Os seminários são presenciais, mas pessoas de fora de São Paulo que não puderem estar presentes, terão a opção em acompanhar de forma online.
Os encontros serão através da plataforma ZOOM e, por isso, pedimos, por favor, que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download
PROCESSO DE SELEÇÃO
1 inscrição online2 processo seletivo
online3 entrevista online4 matrícula
MATRÍCULA
A matrícula é efetuada pelo candidato selecionado, ou por seu procurador, mediante entrega de cópias simples (por e-mail no formato PDF) dos documentos abaixo listados.
Documentos necessários:
- Diploma de Graduação – O diploma de graduação obtido por brasileiro em instituição estrangeira deverá obrigatoriamente estar validado nos termos da Legislação Brasileira vigente.
- Histórico Escolar da Graduação
- RG
- CPF
- Comprovante de residência
- Uma fotografia 3×4 recente
CERTIFICAÇÃO
O Certificado de Conclusão do MBA será emitido pela FGV, em parceria com a Aberje, desde que o aluno participante tenha:
- Acompanhado o curso de modo satisfatório, de acordo com os padrões exigidos pela Coordenação;
- Frequentado ao menos 50% (cinquenta por cento) das aulas programadas para cada disciplina e 75% (setenta e cinco por cento) do total das aulas do curso;
- Obtido aprovação nas avaliações a que for submetido, bem como na monografia referente ao TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)
INVESTIMENTO TOTAL | PROGRAMA COMPLETO
ASSOCIADO
R$29.484,00 (à vista)
R$31.140,00 (parcelado)
NÃO ASSOCIADO
R$38.330,00 (à vista)
R$40.464,00 (parcelado)
PROFESSORES
Veja o curriculo
Rozalia Del Gaudio Veja o curriculo
Luiz Chinan Veja o curriculo
Carlos Parente Veja o curriculo
Joao Jose Forni Veja o curriculo
Cynthia Veja o curriculo
Agatha Camargo Veja o curriculo
Suzel Figueiredo Veja o curriculo
Natalia de Campos Tamura Veja o curriculo
Emiliana Pomarico Ribeiro Veja o curriculo
Vania Bueno Veja o curriculo
Else Lemos Veja o curriculo
Malu Weber Veja o curriculo
Gisele Souza Veja o curriculo
Paulo Nassar Veja o curriculo
Marcela Canavarro Veja o curriculo
Leonardo Foletto
CONTATO
Secretaria Alessandro Marinelli
- (links de acesso, certificados, dúvidas com inscrições e outros assuntos)
- tel: (11) 5627-9090 Ramal 844
- email: cursos@aberje.com.br
Comercial Lidiane Minhoto
- (inscrições; negociação de valores; envio de documentos)
- tel: (11) 5627-9090 Ramal 845
- email: lidiane@aberje.com.br
Gerente Executiva Emiliana Pomarico
- tel: (11) 5627-9090 Ramal 837
- email: emiliana@aberje.com.br